Não perdi, me livrei

Muitas vezes me pergunto porque será que as pessoas se afastam? Quantas vezes cruzam nos nossos caminhos, depois de algum tempo são apenas estranhos?

Tudo tem uma explicação, tudo tem um porque.

Penso que é para o meu crescimento pessoal, moral, ético, e social.

Quando algo de "ruim " acontece comigo como intrigas, fofocas, inverdades.calúnias, me afasto sem muitas palavras, deixo-as para os imbecis, que sem argumentos inventam suas mentiras, maipulando a muitos, sem o minimo de preocupação alheia. Mas eu estou livre, não perdi me libertei . Libertar de quê? Bom deixa teu te falar um pouco sobre caráter:

Caráter é um conjunto de características de um individuo ou de um grupo relacionado aos seus atos e suas reações. É uma firmeza nas decisões e coerência das mesmas. Essa é a essência moral de cada ser.

O montante das qualidades e desfeitos de uma pessoa é que vai determinar o modo de conduta, de moral e de caráter de cada individuo.

Os valores de uma pessoa e a sua consciência moral é o que define as suas ações, o seu comportamento.

Já a falta de caráter é quando a pessoa mesmo consciente de errar inúmeras vezes com os outros insiste no ato, sem se importar se isso prejudicará, se vai ferir sentimentos, causar dor, sofrimento a outros. O ser humano está claro sujeito ao erro. Todos erraram em alguma circunstancia de nossas vidas, mas o refletir dos nossos erros nos dá a chance do arrependimento e de um crescimento moral, ético, espiritual. E essa atitude de reconhecer a crueldade das ações e atitudes, e ter um profundo arrependimento e vontade de ser diferente deste momento em diante, é que se distingue o caráter para a falta de caráter.

A falta de caráter é comum em pessoas com baixa consciência moral, é muito nítido o desinteresse em melhorar, em reconhecer o seu erro sinceramente, pode sim dizer com palavras, mas na sua intimidade, não consegue admitir que seus atos e reações fossem maldosos.

Vejo também é a falta do compromisso dado, quando damos a nossa palavra a outra pessoa se espera no mínimo o cumprido do acordado, porem quem possui a falta de caráter é comum quebrar a sua palavra frequentemente.

Todos nós mentimos, ainda há quem diga que não, mas mentimos desde o dizer que esta tudo bem, sendo que não está apenas para não criar situações indigestas. Mentimos quando não queremos dizer algo para alguém que não temos confiança e assim mesmo insiste em querer saber. Essas são situações vividas cotidianamente por muitos de nós. Já havia ressaltado antes que erar é humano, mas persistir no erro e não admitir e reviver com várias pessoas a mesma situação de mentiras, sem reconhecimento do erro e nem reparo dos danos causados, se tornando frequentemente normais, isso sim é um sinal de falta de caráter.

Quem nunca se apertou em um mês não conseguiu cumprir com suas datas de pagamento? Mas o mau uso do seu capital, o consumismo desnecessário e a compra sem o compromisso de pagar é outra característica da falta de caráter e ainda mais se for frequente.

O que motiva alguém a tratar bem algumas pessoas e causando prejuízo de outras? O que pensar de alguém que só trata bem àqueles que têm dinheiro ou que podem lhe oferecer algo em troca? A arrogância, a hipocrisia e comportamento interesseiro também são, sem dúvidas, sinais de falta de caráter. E como são desumanos com os menos favorecidos, aqueles que não possuem o objeto de seus desejos.

Outro sinal é a quebra de acordos e confiança, a traição. É absurdo as pessoas que nos prezam, nos admira, mas que tecem inúmeras ações que nos prejudicariam de uma forma ou outra e ainda assim não admitir que isso é um ato de traição, uma quebra de acordo, ou de confiança, seja no âmbito conjugal, trabalho, amizade o raciocínio aqui é o mesmo. Na minha opinião admiração é algo bom, quem admira não inveja, e não destrói nada nem por ciume ou por nenhum outro tipo de sentimentos.

E quando essa pessoa começa a persuadir os demais em suas manipulações, todas sempre a seu favor. Este tem uma lábia, que convence qualquer um a acreditar na manipulação, já que é algo que esta tão arraigada no seu próprio ser. Sempre visa driblar pensamentos e regras para o seu favorecimento pessoal. A manipulação é um sentimento muito egoísta, tira o direito alheio de escolha do outro, e nessa hora mostra a falta ou total ausência de consideração pelo outro. Que triste.Lembra quando algumas pessoas, apontam o dedo pra você com humilhações, descaso, prepotência e arrogância? Então, são quase sempre irresponsáveis, costumam jogar para outros as suas próprias obrigações, imaturidade natural, são pessoas que não crescem , podem ter já idade avançada, porém não assumem suas responsabilidades sejam civis, ou regras de conduta, leis que habitualmente infringem sem preocupação, e outros sempre acabam assumindo as consequências dos seus atos. Não é por acaso que as características acima são frequentes em sóciopatas, pessoas com ausência de consciência e consideração pelos outros.

Por isso quando eu escuto alguém insistentemente que não me conhece de verdade vir com aquele papo furado de:

Ah, eu só quero ajudar, me conta como que tu faz? Eu só quero te ajudar, me fala tudo da sua vida, me conta eu quero saber. Certas ações me enojam e eu gostaria que você pudesse sentir o que você faz com as pessoas ao teu redor, espero que um dia você cresça e assuma seus erros, e se liberte de tudo que te impede de crescer.

Quando eu digo que alguém tem um desvio de falta de caráter é dessas características aparentes que eu me refiro.Que no mínimo é aparente umas três. Mas tem coisas que não perdemos, nos livramos e estar na presença de pessoas com essas características ao meu ver é um livramento que dou graças.

Mesmo aos trancos e barrancos eu levo a minha vida sem precisar, derrubar ninguém.

Daniela Appariz
Enviado por Daniela Appariz em 07/04/2016
Código do texto: T5598241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.