O OLHO QUE TUDO VÊ. Porque os olhos de Deus, vão além do que possas imaginar e isso é bom.

O OLHO QUE TUDO VÊ.

"Porque os olhos de Deus, vão além do que possas imaginar e isso é bom".

Deitados em cima daquelas telhas portuguesas de barro, nós dois viajamos pelo mundo real e imaginário sem começo, meio ou fim. O céu era nosso limite, embora ilimitado. Um universo infindável estava à nossa frente, ou melhor, acima de nós. Seus olhos mais que os meus, percebiam tantas coisas que só uma mente tão fértil e incrível podia imaginar. Aquelas nuvens, não eram apenas nuvens, mas também animais, ondas, barcos, árvores, pessoas e anjos voando de um lado para outro . -Olha pai! Que lindo aquela nuvem ali, e aquela outra, e aquela outra. Parece algodão doce! Se fosse, eu ia comer tudo de uma só vez. Todas as nuvens criaram formas e nos receberam com ímpetos de alegria como que dizendo: olhem, somos fofas, obras perfeitas do Senhor criador do universo que tudo vê aqui de cima.

Com tanta beleza à nossa vista, eu falei: veja Érica, lá, bem acima desse céu, se encontra Deus. Nós não podemos vê-lo, mas, assim como o vento, podemos senti-lo e pela fé, acreditamos que ELE existe. Sabia que ELE tem o “OLHO QUE TUDO VÊ”? Sério? Disse ela. –Sim! Ele pode ver tudo o que acontece no universo e nada escapa ao seu olhar e Ele sempre está conosco, por isso podemos confiar em sua proteção. – Desse daí gente, já falei que é perigoso ficar subindo no telhado da casa. Disse minha esposa Traudi.

E assim, mais um dia de aprendizado se foi . Confesso que subir no telhado de casa com minha filha Érica ou meu filho Dandry, por aquela escada de madeira, é sempre algo maravilhoso e olhar os bairros próximos, as fazendas da região do Marechal Rondon e os montes lá no fundo pras bandas de Poxoreu/Naboreiro, nos faz bem. Verdade, não há preço que pague esse momento de amor entre pais e filhos.

Mas, e o OLHO QUE TUDO VÊ? Sim, é tudo verdade. Seu OLHAR é capaz de OBSERVAR e MENSURAR além do que você possa imaginar e nada escapa a sua visão. Vejo Deus dessa maneira. Aquele que sonda as mentes e esquadrinha todas as intenções do coração e envolve a todos com amor e proteção.

Bom, em momento algum procurarei fazer aqui qualquer associação do “O olho que tudo vê” com as propostas dos ILUMINATES ou do OLHO DA PROVIDÊNCIA, olho cercado por raios de luz que aparece as vezes dentro ou em cima de um triângulo ou pirâmide, sendo usado também pela Maçonaria.

Não me refiro ao OLHO DE HÓRUS da mitologia egípcia, cheio de força e poder. Nem ao SIMBOLISMO DO TRIÂNGULO, normalmente interpretado como o elemento enigmático da Trindade de Deus, no Cristianismo. Nem tão pouco ainda ao olho que vem estampado na nota de um dólar americano, mesmo que defendam como o OLHO DE DEUS, o qual observa todas as ações dos seres humanos, com origem nos atributos de Deus: onipresença, onisciência e onipotência.

Quero usar tal expressão como a própria ESSÊNCIA DE DEUS, ou seja; o olhar de Deus sobre nós na sua mais pura identidade, o Senhor dos senhores que sonda e vê tudo o que acontece pela face da Terra. A Palavra de Deus diz que até quando cai um fio de cabelo da nossa cabeça, ELE sabe (Lucas 12-7) e ainda que “…Seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte com aqueles cujo coração é totalmente dele” (II Crônicas 16-9).

Assim, tudo está ao seu alcance: “Porque ele perscruta até as extremidades da terra, sim, ele vê tudo o que há debaixo do céu”. (Jó 28-24).

Tanto os bons como os maus estão sob sua câmera mais que digital, olhando um a um. “Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos”. ( Jó 34:21). Creio que mesmo tendo tanta coisa pra fazer, como cuidar do seu imenso universo, Deus sempre tem tempo pra mim e para você, não havendo necessidade alguma de marcar um encontro com ELE. Ele atende todos quantos o buscarem em espírito e em verdade.

O fato de saber que Deus tem o olho que tudo vê, deve ser encarado como algo muito bom, e por mais que coisas ruins ainda aconteçam, lembre-se que Ele cuida de nós como um pai e mãe cuidam dos seus filhos, protegendo-os sempre de todos os males e dando carinho, proteção e amor. Ele é muito mais que um olho digital, ele é o próprio Reality Show da humanidade, com olhares em todos os quatro cantos do mundo.

Finalizando, lembrei que quando criança, lá em Itaituba Pará, sempre que tinha medo, cantava uma canção que me confortava e me enchia de coragem e me proporcionando PAZ: Deus está em toda parte, tudo sabe, tudo vê e por isso, não estou só. Deus está comigo e com você. Isso era suficiente para acalmar todo meu medo e me trazia segurança e até hoje, em tudo, ele me conforta. Nisto eu acredito. Deixe-se envolver pelo “OLHO QUE TUDO” VÊ de Deus.

(*) Raimundo Soares de Andrade, professor de Música do Projeto Prinart. Escola Prof.ª Eunice Souza dos Santos