Tempo de Reflexão

Na era das inovações e revoluções tecnologias do nosso século, bem como a liberdade, da liberdade de se expressar assistimos perplexo, a mediocridade, a pobreza das ações da sociedade, do governo e de tantos outros sistemas responsáveis por formar ou pelo menos dar luz a cultura de um povo.

Depois da Ditadura, o país bradou nas ruas a necessidade de ser livre para construir uma nova consciência, que hoje assistimos infelizmente ter sido golpeada por oportunistas, podemos até acrescentar traída, como nunca foi. E em consequência desses desmandos, desse egoísmo ambicioso, desses governos desmazelados, enganadores e totalmente envolvidos pela corrupção, que nunca planejaram, que nunca cuidaram do seu povo, meros figurante no altar da República. Temos na hora da escola, a merenda como principal educação, e que se sabe, também falta; Temos uma saúde, um sistema carcerário e de segurança falidos.

No futebol, que éramos os ases somos um fiasco, na música estamos a eleger pessoas, que mal sabem interpretar textos como filósofos; na política está toda a vocação, de corrupção humana; os exemplos de cidadãos, de pais de famílias, de honradez, que elegemos.

Não obstante a todo esse caos social os meios de comunicação bombardeiam as poucas famílias com que vende mais. É a violência desmedida, síndrome da nudez pervertida, racismo, pornografias e toda a ordem de um culto ao mal.

Não se pode falar em inocência, pois não se veem crianças, apenas robôs nos quartos das casas e nas ruas pedaços de zumbis assaltando e matando. A cada dia deixam o povo mais do que órfãos, mais do que ignorantes, quando se teve a chance de ser autossuficiente. Visto que o Brasil, jamais poderia ser medíocre, foi apenas mal administrado e hoje mal educado, preocupa o rumo que as coisas vão.

Enquanto, dia a dia, caminha-se para o trabalho, sendo exigido até o último suspiro de forças dos trabalhadores para produzir lucros e mais lucros para empresas, sem o mínimo de segurança nas ruas, sem a educação básica para os seus filhos, sem uma unidade de saúde para garantir a saúde; sem teto e sem estímulos adequados, enquanto poucos se dedicam lutando contra tantos “sins e nãos” dessa qualidade de vida imposta pelos atos irresponsáveis e cruéis de quem manda no país, assiste-se tudo ainda calado, ainda indignado com a falta de justiça, com a falta de ações no quesito igualdade e o que é pior, sem qualquer perspectiva de melhora.

Talvez seja hora de meditar, de resgatar ensinamentos bíblicos e de se integrar para melhor usar-se toda essa parafernália tecnológica em prol do melhor para todos. Deixando de lado o culto ao absurdo e ao egoísmo, e se humanizar um pouco mais. Do contrario, tudo o que conhecemos e construímos de valoroso esvair-se-á, como um corpo inútil, ao deitar no silencio da terra.