Brasil: nação de guerreiros

18 de Julho de 2007

A vida é uma escola e cada pessoa, deve passar por ela e aprender o máximo possível.

Nestes dias de jogos Pan-Americanos no Brasil, a mídia tem dedicado grande parte de sua programação para dar total cobertura aos jogos e proporcionar aos telespectadores as emoções de cada competição.

Vimos o esforço do Victor Rosa, que mesmo machucado, buscou o "ouro" para o país numa demonstração eficaz de perseverança e garra na ginástica; as lágrimas de Jade e a sua coragem em recomeçar, emocionaram a todos; o preparo de Diego Hypólito...

Todos buscando o "ouro" no Pan.

Esses atletas, fazem-nos refletir sobre nós mesmos. Assim como eles, todos os brasileiros são guerreiros que lutam pela sobrevivência num país marcado com tanta corrupção, pela desigualdade social, onde uns têm demais e outros, a maioria, quase nada ou tão pouco. Somos um povo guerreiro.

Enquanto outras nações investem muito dinheiro na educação de suas crianças e jovens, porque enxergaram neles o seu próprio futuro e têm orgulho de conquistar tantas medalhas, as nossas escolas não têm estrutura física para comportar as necessidades pedagógicas nem, muito menos, esportivas. Ainda vemos crianças que saem "cedinho da manhã" num "pau-de-arara" pra chegar à escola e ver que não tem merenda porque aqueles que deveriam lutar por elas, pensaram só em si mesmos; não tem carteiras pra sentar, porque já estragou de tão velhas que estavam; não tem material escolar, porque o professor não recebeu, sequer um salário justo e digno para ir ao seu encontro e partilhar o seu saber... Mas, ainda assim, continuam perseverando com uma bola de plástico, correndo pelo campo improvisado e gritando "gol", aqueles que poderiam conquistar tantas medalhas no esporte e na vida...

Somos uma nação de guerreiros... Quiçá, o grito desses atletas ecoasse nos quatro cantos desse "país do carnaval" e o fizesse perceber que a "pátria amada" será ainda mais uma "mãe gentil" quando as crianças e jovens receberem todo o verdadeiro apoio e investimento que merecem. "Terra adorada: Brasil"!