MEIO AMBIENTE E VOCÊ

Meio ambiente e você

Em que pese à desinformação da população no trato com as questões ambientais, observa-se que aos poucos a visão tradicional de que meio ambiente restringe-se a não matar tatu ou a outras atrocidades semelhantes, está sendo substituída por um posicionamento crítico de alguns cidadãos que propugnam por ações interativas, visando mitigar os danos causados ao nosso combalido meio ambiente. No ambiente acadêmico, os estudantes já estão associando as questões ambientais à Responsabilidade Social Empresarial, o que não deixa de ser um avanço, mesmo considerando-se que pouquíssimas Instituições de Ensino Superior insistam em não considerar a Gestão Ambiental Empresarial como sendo matéria de relevância na montagem de estratégias administrativas e mercadológicas.

Felizmente, os conhecimentos transmitidos aos nossos alunos sobre as questões ambientais, têm provocado o interesse sobre o assunto, haja vista os convites que nos são formulados para proferir palestras em associações e colégios buscando difundir a importância e os cuidados que devem ser dispensados ao meio ambiente.

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações – Art. 225 da Constituição Federal. Apesar dessa norma, ela não é levada em conta, na maioria das vezes, por quem tem a obrigação de se fazer presente na observância de seu cumprimento: o poder público, principalmente no que se refere à promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino, conforme prevê o item VI do § 1º.

A coletividade, também obrigada a defender e preservar o meio ambiente procura através de sociedades civis organizadas, fazer a sua parte, promovendo encontros, seminários, palestras e manifestações pacíficas, tendo como objetivo, a sensibilização e conscientização da população sobre os diversos problemas ambientais que ameaçam o futuro comum a todos.

Imaginamos que uma vertente capaz de contribuir para diminuir a degradação ambiental, seja o voluntariado. Os homens e mulheres conscientes do abismo que nos espera em futuro próximo, precisam e devem procurar uma forma contínua e eficaz de reverter o descaso com que nosso meio ambiente está sendo tratado.

A responsabilidade social com o meio ambiente não deve ser apenas uma prática empresarial. Por ser um dos princípios da cidadania, estende-se a tantos quantos se interessam pela sustentabilidade do planeta terra. Cabe aos que têm conhecimento e consciência da problemática ambiental formarem de forma voluntária ou não, uma legião de defensores da causa ambiental. Se o prezado leitor é um desses, agregue-se aos diversos movimentos ambientalistas existentes no Piauí e no Brasil. Suas idéias e participação talvez sejam os ingredientes faltantes para melhoria do meio ambiente onde você vive e espera que vivam bem, seus descendentes.

Rui Azevedo – 22.07.2007

Rui Azevedo
Enviado por Rui Azevedo em 22/07/2007
Código do texto: T574773