TENTAÇÃO - 14

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

O HOMEM TENTANDO O HOMEM

A Bíblia diz em I Rs. 10:1 que a rainha de Sabá (SHEBA - Trad. Bras.) veio prová-lo (PEIRASMOS - Septuaginta). Era Salomão o mais próspero dos reis de Israel. Até hoje o seu nome é citado pelos judeus com reverência. Seu reino fora o maior em extensão que Israel já tivera. Abundância, riqueza, esplendor, alianças com o maior número de países, sabedoria, ciência, comércio, mulheres de muitos povos e muitas raças, casado com a filha de Faraó...

E esta bela mulher veio para testá-lo; veio para experimentá-lo...

A tradição judaica diz que dela e de Salomão nasceu um filho que nas suas gerações, nos nossos dias ocasiona a vinda dos judeus-ETÍOPES para Israel.

Foi meu privilégio falar pessoalmente com o líder desse movimento, Zacharia Yona, em 1990 quando estive em Israel por quatorze dias. Ele traz para aquela nação os judeus negros provindos da Etiópia, reconhecendo assim a vitória da rainha de Sabá sobre Salomão.

Ela tentou e conseguiu...

Um homem ou uma mulher - estamos generalizando sempre - pode tentar outro homem para fazê-lo (a) cair, até mesmo diante de Deus. Cair, no sentido espiritual. Foi esse o caso também de Dalila com Sansão. Também o caso de Adão: quem derrubou Eva foi a serpente; mas quem derrubou Adão, foi Eva: "E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão..." - I Tm. 2:14.

Do Senhor Jesus é dito em Mt. 16:1: "Fariseus e Saduceus, tentando-O (PEIRASMON) pediram-Lhe que lhes mostrasse um sinal vindo do céu..."

Não era o Diabo tentando diretamente o Senhor Jesus; eram os homens.

Em II Tm. 4:14 Paulo diz que "Alexandre, o latoeiro (funileiro) causou-me muitos males..."

Há malignidade suficiente no ser humano para procurar destruir a seu bel-prazer o seu próximo, empurrando-o, às vezes, contra a vontade de Deus, provocando-o para desestabilizá-lo na sua fé. São esposos (cônjuges), são parentes, são amigos, são vizinhos, são patrões, são empregados que se tentam, se empurram, se prejudicam...A mulher de Jó o aconselha: (!) "Amaldiçoa o teu Deus e morre"... (Suicida!).

O Senhor Jesus chega a dizer que os inimigos do homem são os da sua própria casa, e diz mais: "Não resistais ao homem MAU".

Vede Miriam e Arão tentando, murmurando contra Moisés; vede Ismael provocando, tentando seus pais casando-se com alguém que não pertencia a seu povo; Vede Isaú procurando o seu irmão Jacó para matar; vede Absalão com um exército caçando a seu pai Davi como a um animal para tirar-lhe a vida; vede os irmãos de José vendendo-o como a um escravo para o Egito; vede Herodes procurando tirar a vida do Rei dos Judeus quando da matança dos crianças; vede os filhos de Maria descrendo de Jesus e dizendo-lhe ir manifestar-se em Jerusalém numa época em que Ele poderia ser linchado se declarasse ser o Messias; vede os judeus procurando matar Paulo, Estevão, Pedro, Tiago, os cristãos, finalmente...

O homem (ou os homens) tentando o (s) homem (s)...

Nossa vigilância a tentações que vem da parte dos homens precisa ser contínua.

Sempre fiquei inquieto em pensar que na dispensação do Milênio (o reino dos céus) o Diabo estará preso, mas haverá oferta pelo pecado nos cultos a Deus. Descubro que uma das razões desse fato é que o ser humano daquela dispensação que recuperará o judaísmo continuará sendo ainda o mesmo, tendo malícia e se prejudicando uns aos outros, fazendo o papel de TENTADORES entre si!...

O homem é sempre mau em todas as épocas. "Maldito o homem que confia no homem!..."

Contou-me, algures, um Pastor evangélico de um dos bairros de São Paulo, que na época da sua separação ao diaconato o Pastor-Presidente do campo de trabalho a que pertencia pediu-lhe que fosse à casa pastoral no dia seguinte às sete horas da manhã para uma conversa, após o que viajariam juntos a atender uma congregação. As sete horas o futuro diácono lá estava, mas a casa estava fechada.

As oito horas, o candidato se arriscou batendo à porta e obteve a informação de que o Sr. Presidente estava tomando café e pedia que ele continuasse aguardando-o ali mesmo no alpendre onde estivera desde as sete horas. As onze horas, nova batida à porta e como resposta a informação de que o Presidente estava agora trocando de roupa, mas que ele o aguardasse um pouco mais.

Às doze horas finalmente saiu o Pastor-Presidente e apertou-lhe fortemente a mão, saudando-o e perguntou-lhe: "O irmão não está aborrecido comigo? " - "Não - Respondeu o humilde (e põe humilde nisso) candidato ao diaconato. - "Muito bem" - disse-lhe alegremente o Presidente - O Sr. passou no teste de humildade e será separado ao diaconato..."

Grande tentador!...

Não há nada na área de mais frequentes tentações do que a área sexual de nossa vida masculina. Do lado feminino, que opinem as que de direito. Porém, algum tempo atrás, quando interinamente tivemos que pastorear uma igreja no Sul de Minas Gerais, fomos abordados por algumas esposas e por um esposo, que me confidenciaram pormenores de suas vidas conjugais. É que seus cônjuges estavam negando sexualmente às responsabilidades que lhes são devidas. Promovi propaganda pelo rádio da cidade, propus pagar passagem de ônibus a todos os cooperadores e obreiros para que no domingo à noite viessem ao templo com suas esposas e com seus filhos porque eu falaria sobre "O Amor Conjugal".

Apesar da chuva que caiu, o templo se encheu e eu, durante setenta minutos naquela noite falei sobre as responsabilidades do casal e adverti-os de que se fora eu o Pastor Titular daquela Igreja, doravante disciplinaria com suspensão de comunhão e até com exclusão no caso de reincidência, a todo membro da Igreja (homem ou mulher) que cometesse tal transgressão (pecado).

Paulo, assim diz em I Co. 7:3-5: "O marido conceda a esposa o que lhe é devido, e também semelhantemente, a esposa ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes a oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência"...

Após alguns anos de convivência, o casal começa a não considerar o aspecto físico do amor conjugal que no início da vida a dois foi tão satisfatório. Os muitos filhos, (ou a ausência deles) as questões financeiras, a incompatibilidade de gênio, doenças, estados psíquicos, estados emocionais abalados, etc., causam o desinteresse e por uma das partes o problema começa. É uma tentação.

A Igreja não pode ignorar ou relegar à área da psicologia esse problema que nos parece frequente, pois se trata de um caso de aspecto espiritual, doutrinário e teológico.

É uma lacuna para a qual precisamos focalizar nossa atenção. Alguns estão deliberadamente empurrando o cônjuge para a infidelidade, para a tentação, para o pecado, para a queda. Tornaram-se tentadores do seu próximo mais próximo, tentadores na sua própria carne, já que ambos são uma só carne, e estão empurrando-o (a) ao tentador maligno!...

Não sabemos de nenhum caso dessa natureza que tenha levado a Igreja a um ensino desse preceito bíblico, apostólico e de elevada importância para a vida sadia na fé da comunidade. Não se fala, não se ensina, sobre esse assunto...

É nossa oração que esse tópico desperte a todos nós e aos que dormem o sono da indiferença, até mesmo aos que já se julgam passados da idade e por isso isentos de qualquer compromisso nessa área, e aos que procuram fugir da realidade escondendo-se detrás de uma falsa piedade, de uma falsa devoção.

Só Jesus!

O Pr. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego Koinê:

serafimprdr@ig.com.br No Google: serafim Isidoro textos