MARX: Uma fraude intelectual derivada de uma fraude doméstica

ECONOMIA é uma palavra formada a partir dos termos gregos ‘oikos’ e ‘nomos’, traduzidos respectivamente como “casa” e “lei/regra”. Portanto, em sua acepção original (e mais correta), pode ser compreendida como a “lei da casa”, ou, ainda, “administração doméstica”. Na Grécia Antiga, isso se referia, inicialmente, ao ato de administrar uma casa ou propriedade. Na atualidade, a razão de ser das práticas econômicas mantém a essência do significado original do termo, já que o que se busca é a administração dos recursos de um determinado país tendo em vista suas potencialidades de desenvolvimento.

KARL MARX é considerado um grande filósofo e um grande nome do pensamento econômico. Suas ideias deram origem à doutrina econômica marxista e aos regimes comunistas modernos. Apesar de portentosas, no entanto, suas teorias – quando aplicadas na prática – são sinônimo de caos e fracasso, em todos os sentidos. Talvez sua vida privada nos ajude a entender o porquê disso. Como escritor, Marx viveu à custa de um rico industrial burguês chamado Friedrich Engels, que por algum inexplicável motivo simpatizava com suas ideias de aniquilar a burguesia. No lar, Marx foi um péssimo provedor: sendo ele desregrado e irresponsável, coube à sua mulher sustentar a casa e a família. O próprio Marx, aliás, dependia financeiramente da esposa. O ambiente familiar era deprimente, em grande parte devido ao desleixo daquele intelectual que estava mais preocupado com a aniquilação do sistema capitalista do que com o sustento da casa: em meio à insalubridade e à miséria, quatro de suas sete filhas morreram ainda na infância. Das três restantes, duas se suicidaram na idade adulta, provavelmente em função de traumas relacionados àquele patético chefe de família.

Voltando agora à acepção original do termo ‘Economia’, perguntemo-nos: não é tolice imaginar que um sujeito que não conseguiu administrar direito nem sua própria vida (e sua própria casa) conseguiria ensinar ao resto do mundo uma “fórmula mágica” (o Comunismo) capaz de trazer prosperidade e bem-estar econômico para todos?