Aquisição de conhecimento ante à Transdisciplinaridade

Ensaio sobre o livro

A cabeça bem feita – repensar a reforma e reformar o pensamento, de Edgard Morin

Resumo: O livro A cabeça bem feita – repensar a reforma e reformar o pensamento, de Edgard Morin, trata da questão de aquisição do conhecimento e como este se dá, levando em conta se os meios com este conhecimento é adquirido, podem ser considerados adequados.

Morin também salienta sobre a transdisciplinariedade e a fragmentação dos saberes, e relata sobre os principais problemas que estes podem ocasionar , sendo que existem termos da sustentação do ser humano que não podem ser separados ou pelo menos serem analisados em partes sem tomar algumas medidas que são fundamentais, como analisar uas particularidades em determinados contextos, outra questão levantada por Edgard Morin, é a utopia de reformar os ensinos superiores e fundamentais, reformar as metodologias e formas de ensino.

Palavras-chave: Conhecimento, transdiciplinariedade.

Referir-se ao conhecimento como objeto de análise não é tarefa fácil, principalmente na sociedade em que a distancia dos seres é cada vez maior. A idéia de praticidade, comodidade, compatibilidade e densidade na informação, vem carregando consigo uma sociedade deficiente, ao se tratar de conhecimento embasado e completo.

Com o grande fluxo e acumulo de informação, é necessário que haja uma filtragem e organização na aquisição do conhecimento, tendo em vista, conforme disse Mantaigne: “Mais vale uma cabeça bem feita do que uma cabeça bem cheia”. Pedro Demo também faz menção à forma que o educador transmite o conhecimento ao educando, de maneira que, o que prevalece em nossos dias, às raízes do século XXI, o conceito de quantidade, encobrindo a necessidade de qualidade na transmissão do conhecimento, que além de ser de grande proveito no momento presente, também será de base firme para o crescimento cultural e suma utilidade para toda a vida do educando.

Dentre tais concepções, não se deve perder de vista o conhecimento inovador, ou seja, o professor deverá ensinar o caminho ao aluno, e salientar as ligações com o mundo que vive, atraindo complementos ao que já sabe e trazendo novos conceitos ao objeto. “A finalidade de nossa escola é ensinar a repensar o pensamento, a des’saber o sabido e a duvidar de sua própria duvida: esta é a única maneira de começar a acreditar em alguma coisa”, Juan de Mairena. Tal afirmação nos leva a entender a responsabilidade que a instituição tem com a formação cultural e social do educando, pois o professor é não somente aquele que transmitirá o conhecimento, mas também aquele que é capaz de inovar, trazendo novas idéias àquilo que o educando já sabe e fazendo com que o aluno seja um produtor de conhecimento e não simplesmente um mero reprodutor.

Tal problema com os sistemas de educação tende-se a agravar, principalmente com as idéias ultrapassadas e coma as formas dogmáticas e reducionistas, trazendo uma dicotomia ao conhecimento inovador – esta dificuldade é notória nas escolas, de forma que o conhecimento está cingido de pensamentos conservadores e inflexíveis. Estas formas dogmáticas acarretam também uma outra questão, a de que a proximidade aumenta o conhecimento em relação ao ser humano, como frisa Edgard Morin em sua obra, em que posiciona a relação e faz referencia ao Interacionismo de Vygostski – interação do individuo com o meio -, em que ele faz relação do seu interior com o que consegue absorver do próximo.

“Considero impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, tanto quanto conhecer o todo ser conhecer, particularmente, as partes..., Pascal. Esta idéia de Pascal dá indicação ao principio de Morin, de fazer interação entre os conhecimentos e saberes, fato pouco visível nos sistemas de educação, onde há a fragmentação destes saberes. Esta “Transdiciplinariedade” (Morin, 1921), é de tal forma indispensável para a construção do individuo. Na própria formação da humanidade é perceptível esta pluralidade e democratização dos sistemas, mas de pouca ação na educação, em que a interação dos conhecimentos trás uma melhor construção do individuo.

Diego Guima
Enviado por Diego Guima em 04/08/2007
Reeditado em 08/09/2007
Código do texto: T592622
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