5 DICAS PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO

Certa vez, em Mateus 26:41 Jesus disse:

"Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”.

No entanto, muitas pessoas ignoram a ordem expressa na primeira parte do versículo, que é vigiar e orar, e ficam com a segunda parte, e sob o pretexto de que a carne é fraca cometem atos que prejudicam a si mesmas e às outras pessoas. Existem muitos tipos de tentação, por exemplo, colar na prova da escola, comprar o exame da auto escola, o dinheiro que vem fácil, o prestador de serviço que superfatura com a ingenuidade do cliente vendendo peças das quais o cliente não precisa, além de muitas outras circunstâncias. Mas, quero falar de outra tentação, a tentação da traição ao cônjuge, noivo(a) ou namorada(o). Por incrível que pareça, muitas vezes, a traição acontece por parte de pessoas que se julgam muito fortes, incapazes de trair aquela pessoa a quem ama. No entanto, a própria Bíblia nos adverte em I CO 10.12 : Quem está de pé olhe para que não caia. Logo, podemos ver que qualquer pessoa pode cair. Daí a necessidade de estarmos sempre vigilantes.

A PRIMEIRA DICA, portanto, é essa:

VIGIAR E ORAR: esteja atento ao que acontece à sua volta e dentro de você. Lembre-se de que todo aquele que está de pé pode cair, por isso é importantíssimo firmar os pés na Rocha que é Cristo, mediante a oração.

SEGUNDA DICA: Fique esperto ou esperta na hora de fazer elogios a alguém do sexo oposto, especialmente quando se tratar dos atributos físicos da pessoa, pois isso mexe com o ego de qualquer um, e se você ou outra pessoa estiver "sensível" neste sentido a tendência de cair é grande. Então evite elogios dos tipos: " Seu cabelo está lindo."; Seu baton lhe deixa com um sorriso encantador."; "Nossa, como você está malhado!" "Que braços fortes você tem!". Mas, se é você quem está sendo elogiado(a), agradeça de forma educada, sem gracejos e mude de assunto.

A TERCEIRA DICA é esta: evite happy hours com aquela amiga ou aquele amigo do papo legal. Evite fazer as refeições no trabalho ou escola sempre com o mesmo colega, a menos que seja em grupo, evite também outras situações em que tenha que ficar sozinho ou sozinha com alguém que está "rasgando seda" pra você. Lembre-se de que "quem quer pegar passarinho não fala 'xô!' "

Se é inevitável conviver com aquela pessoa, opte por falar sempre de Jesus e outras personagens bíblicas ou assuntos sobre o trabalho em questão. Fuja do assunto "nós dois".

Deixe claro que você é uma pessoa honrada que respeita a si mesma e às outras pessoas.

QUARTA DICA evite conversas privadas em redes sociais se você é uma pessoa comprometida ou se a outra pessoa tiver alguém na vida dela.

QUINTA DICA, não banque o padre ou psicólogo de alguém do sexo oposto especialmente se for sobre relacionamentos amorosos. Fazer isto é arriscar-se a cavar um abismo no seu próprio lar. Não que não se deva ajudar quem está em dificuldades, mas se for preciso marque um horário com a pessoa, você e seu cônjuge.

Bem, existem muitas dicas que podem ajudar a fugir da armadilha da tentação, mas por enquanto deixo essas palavras. Lembre-se de que a mãe da tentação é a cobiça, e a tentação quando alimentada cresce e dá à luz a traição que por sua vez sempre traz algum tipo de morte. Além disso, a Bíblia ainda nos diz em I Co 10:13 que "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." ANTES DO SINAL VERMELHO, SEMPRE TEM UMA LUZ AMARELA CHAMANDO A ATENÇÃO DIZENDO: " Ei, cai fora que é fria!"

Não ignore esse alerta, porque esse é o seu escape.