A BUSCA PELO CRESCIMENTO

A BUSCA PELO CRESCIMENTO

O crescimento, seja ele familiar, profissional ou pessoal, deve vir acompanhado pelo crescimento daqueles que te cercam.

Quando os dois crescem juntos, há uma harmonia, uma sintonia e isto faz com que cada um possa oferecer muito mais para o outro.

Uma empresa que preocupa somente com o seu crescimento corre um risco enorme de, num futuro bem próximo, “bater no teto” e descer, haja vista que não há sustentação daqueles que contribuiram com o seu crescimento – os funcionários.

O funcionário que se preocupa apenas com o seu crescimento corre o risco de “minar” a empresa em que trabalha, pois se esqueçe de que quem lhe oferece as oportunidades para este crescimento é a própria empresa, e sendo ela “minada” acabar-se-á a “galinha dos ovos de ouro”, isto é, há uma sério risco de a empresa não suportar o fardo dos funcionários e as conseqüências são aquelas conhecidas pela maioria de nós que vai desde a demissão de empregados à falência da empresa.

O membro de uma família que se preocupa somente com o seu crescimento corre o risco de ficar ilhado, de ser considerado o “ovelha negra”, de ver as pessoas que mais o amparam ficar em segundo plano, ou até na sua dependência para qualquer passo na vida.

Buscar a aproximação de interesses é o melhor caminho e esses interesses devem estar em consonância, o que é bom para uma parte deve ser bom para a outra. Como num casamento, deve haver também um pouco de renúncia, pensando que, muitas vezes, abrir mão de alguma coisa não consiste em perder, mas sim em se preparar para ganhar.

Pode até parecer bobeira, pode parecer óbvio, mas o sucesso é igual ao sexo: sozinho é muito chato, junto que é gostoso....

Aparecido Cipriano - Barretos SP