Acreditar no errado

Você já parou para se perguntar se aquilo em que você acredita realmente é o certo? Seria bom que o fizesse, pois não é bom acreditarmos cegamente em nada, correndo o risco de agir como carneiros que caminham tranquilamente para o abatedouro, ignorantes acerca do que os espera. Muitos morrem e matam pelo que creem ser o certo, principalmente em questões étnicas, políticas e religiosas, como podemos ver no caso dos homens-bomba que se explodem em nome de Alá, mas se tal fervor, por um lado, é admirável, por outro ele é muito passível de críticas. Do que adianta acreditar sinceramente numa coisa errada? Quantos não acreditavam em Hitler?

Nós somos dotados de senso crítico, mas não fomos bem ensinados a avaliar nada criticamente. Assim, crenças e valores sem fundamento nos vão sendo impostos, "depositados" em nossas mentes. E aprendemos que eles são "certos" sem nem mesmo refletir. Por não refletirmos, muitas vezes não percebemos detalhes que seriam derrubados com uma simples reflexão. Assim, vamos perpetuando preconceitos, ideias desprovidas de sentido e crenças absurdas, as quais vamos ajudando a repassar. Há algum estudo que comprove que os negros são inferiores aos brancos? Não, porém o racismo persiste em nossa sociedade, já que as pessoas o têm em suas mentes.

Muitos preconceitos vêm da educação recebida. Se os pais são racistas ou têm preconceito religioso, seus filhos possivelmente reproduzirão esses preconceitos. Podemos culpar os pais? Talvez não, porque eles apenas transmitiram o que lhes foi ensinado e aceitaram como certo.

O fato de tantas pessoas acreditarem em ideias erradas impede a sociedade de ser justa e atrapalha a busca pela verdade, como podemos ver no caso dos movimentos antivacina e de pessoas super religiosas que negam os avanços científicos. E um dos problemas trazidos pela Internet é que, como qualquer pessoa pode publicar o que bem deseja, ideias bem absurdas se tornam acessíveis para todos e muitos, por não terem o discernimento suficiente nem o hábito de utilizar a capacidade crítica, acreditam nas muitas bobagens que acabam acessando. Fica bastante claro que, quanto menos uma pessoa reflete, mais impressionável ela é. Isso acaba levando muitos a acharem que as vacinas são prejudiciais, a terra é plana e estamos perto do fim do mundo. Portanto, adquiramos o hábito da reflexão em vez de acharmos logo que algo é verdade.