Hoje, ao acordar lentamente, houve moroso despertar. Ao tomar o café, um programa na TV falava sobre amizades e perdas... Logo depois, uma mensagem no whatsapp sobre a carta de Paulo – apóstolo de Cristo – afirmava que o amor não ensoberbece.
 
O continuar do programa na TV mostrou a amizade de uma criança (6 anos) com uma senhora (uns 70 anos). A mãe dessa menina ficou surpresa no dia em que ela (mãe) pediu para a menina chamar para casa sua melhor amiga para passar o dia. A criança, de imediato, respondeu que chamaria a idosa senhora. Houve um alvoroço naquela situação. A pseudo incompatibilidade entre idades floresceu. A família da criança, aos poucos, foi entendendo a resposta e a situação. Na rapidez do tempo, a aceitação. São tão amigas que até compareceram a um famoso programa de televisão para divulgar essa dimensão de amizade.

Quanto à mensagem de Paulo aos Coríntios, o conteúdo remete à fé, esperança e amor. Segundo Paulo, no amor não há espaço para o egoísmo. É como acontece entre pais e filhos que se amam, se protegem e se acolhem. A reciprocidade do sentimento aparece nitidamente pelo doar-se plenamente sob o comando do amor.

Sobre a fé, descreve-se que ela existe em duas dimensões: interior e exterior. A Fé Interior revela-se pela força e energia dentro de cada indivíduo. É aquilo (depende só da pessoa) que te anima para as ações cotidianas e que te faz caminhar para os objetivos pretendidos com determinação e segurança. No entanto, muitas vezes, as pessoas fraquejam. Os ciclos da vida se impõem e as positividades e negatividades aparecem. Nesses momentos de negatividade eclodem a insegurança e a vontade de desistir dos sonhos, objetivos e metas. É aí que flui e se ilumina a Fé Exterior, que liga ao divino, a Grande Força Cósmica. Essa energia te magnetiza, absorve e harmoniza o ser. Equaliza as porções interiores e anima as positividades. É o que se chama LEVANTAR-SE! Daí, a pessoa segue mais forte para o alcance dos resultados desejados.

Sobre a Esperança, para aos sábios, significa ter o tempo de amanhã nas mãos das palavras de hoje, como afirmou Gita Habiba em seu artigo sobre A Etimologia da Esperança. É o futuro no pensar, mas presente no agir. A esperança ainda pode ser entendida como a lei de ação e reação. Os otimistas fazem dessa palavra uma enciclopédia, do mesmo modo que os poetas a utilizam em metáforas e os Músicos em melodia. Qualquer artesão (de sonhos, objetos e teorias) tem a esperança como criação.

Mas é o amor que reside na alma e no espírito que produz a energia do esperançar. Paulo descreveu assim: e ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. Com o amor, em tudo se crê, tudo se espera, tudo se suporta.

Permaneçam em FÉ, ESPERANÇA E AMOR, mas lembrando que o mais forte desses três é o AMOR.
Feliz Natal e um 2018 com Esperança, mais Fé e muito Amor.