Tempos modernos: A era do Bitcoin

Vivemos em um mundo que apresenta mudanças cada vez mais céleres. Onde vamos chegar com tantos avanços? O que terá de moderno nos próximos anos? Quais as novidades que podem surgir? Ainda há algo a ser inventado?

Se pararmos para pensar, o mundo mudou drasticamente nos últimos anos. Basta observarmos os avanços da tecnologia, na medicina, nas telecomunicações, no mercado financeiro, no comportamento humano-social e a forma de relacionar-se com os seus semelhantes.

Vamos imaginar uma volta no tempo e comparar vinte e cinco anos atrás. Um quarto de século, apenas. 1992, ter um celular “tijolão” era possuir um artigo de luxo. Ligar e mandar mensagem em um celular móvel era tudo. Hoje os smartphones fazem coisas incríveis inimagináveis para os primeiros usuários de telefones móveis.

No mercado financeiro, primeiro inventaram os cartões magnéticos de crédito e débito, os terminais de autoatendimento. Hoje você já pode contar com o “internet banking”, acessar sua conta de qualquer lugar, fazer transferências e pagamentos on-line, etc. Isso não era possível alguns anos atrás. E a moeda do futuro? Com certeza você já ouviu falar da moeda virtual “Bitcoin”.

Com as mudanças vieram as alterações nas relações entre as pessoas. Conversar pessoalmente está se tornando cada vez mais raro. A moda é conversar por meio de redes sociais e aplicativos diversos. Mesmo as pessoas estando próximas, na mesma casa, no mesmo local de trabalho, as interações virtuais já predominam. Às vezes, conversamos com as pessoas por uma rede social e não conversamos quando a encontramos na rua.

Embora com suas contradições, o mundo avança. As formas de vivermos e interagirmos estão sempre em revolução. O que será de nosso futuro é uma incógnita. Só nos resta viver o presente e torcer para que as próximas mudanças sejam para o bem da humanidade.