FAITH & FAMILY: o antológico discurso de Trump

Donald Trump proferiu ontem seu primeiro discurso no 'State of the Union', uma tradicional sessão conjunta do Congresso norte-americano. Um trecho de sua fala, especificamente, tem uma relevância emblemática, de modo que achei por bem traduzi-lo e aqui transcrevê-lo:

"Na noite de hoje eu quero falar sobre que tipo de futuro nós teremos e que tipo de nação nós seremos. Nós todos, conjuntamente, como um time, um povo e uma família americana, podemos fazer qualquer coisa. Nós dividimos o mesmo lar, o mesmo coração, o mesmo destino e a mesma grandiosa bandeira americana. Juntos estamos redescobrindo o jeito de ser norte-americano. Nos EUA, nós sabemos que FÉ e FAMÍLIA, e não governo e burocracia, são o centro da vida. Nosso lema é 'In God We Trust' (Em Deus Confiamos)." Washington, D.C. 30/01/18

É compreensível que um presidente que enfatiza e enaltece essas coisas (fé e familia) seja mal compreendido e até mesmo odiado num mundo em que a fé e a instituição familiar são cada vez mais atacadas e distorcidas. Um mundo em que o establishment político-cultural e midiático, dominado pelo câncer do relativismo progressista pós-moderno, deliberadamente despreza e vilipendia tudo aquilo que pertence à Tradição e que se encontra sancionado pela sabedoria resultante da experiência humana ao longo dos séculos e milênios. Por exemplo, o apego à fé e à família. Trump faz questão, aliás, de dizer enfaticamente que fé e família devem sempre vir  antes, já que precedem em importância qualquer arranjo burocrático-governamental. Isso, é claro, é o exato oposto daquilo que é defendido pelas ideologias de cunho totalitário, que sempre alteram artificialmente a ordem natural das coisas para, em detrimento das instituições primordiais da sociedade, dar preferência ao poder do Estado e suas estruturas burocráticas. De fato, todos os totalitarismos do séc. XX procuraram minar a influência da fé e da família no meio social. Afinal, um homem que crê prioritariamente em Deus e valoriza e defende antes de tudo sua família dificilmente servirá de massa de manobra a ideólogos e revolucionários que pretendem manipular o povo a fim de se perpetuarem no poder.

Trump, enfim, foi direto ao ponto e tocou na ferida, enfatizando quais são os verdadeiros sustentáculos de uma comunidade política sadia e equilibrada. Estamos, sem sombra de dúvida, diante de um dos maiores presidentes da história da mais poderosa e próspera nação do planeta.