Uma saída, o esporte!

Para que algumas situações no Brasil mudem, temos que começar por baixo, através da escola.

Primeiramente, fazendo com que crianças e adolescentes não fiquem com tempo ocioso, podendo caminhar em direção oposta daquela imposta pela sociedade.

A direção oposta seriam as drogas, violência e crime, aquela que sabemos que, muitas vezes, o fim é trágico, acaba com o choro de uma mãe pelo seu filho que, infelizmente, não está mais sob seus olhos.

Para que esses fins possam ser cada vez menores, cada um precisa fazer sua parte e a mudança de alguns conceitos e pensamentos precisam acontecer o mais rápido possível.

Os pais têm que olhar e cuidar mais de seus filhos, os políticos têm que pensar em saídas para combater a entrada desses jovens nesses caminhos sem volta e a escola, como um papel fundamental na educação, deve pensar em alternativas para reverter esse quadro, que parece aumentar a cada dia.

Um exemplo são as atividades esportivas, que ajudam no desenvolvimento e cidadania de jovens e adolescentes. Mais do que elevar o nível de saúde das pessoas, o esporte é uma eficaz ferramenta para formação do cidadão. Esse paralelo rende ainda disciplina, auto-estima, respeito e companheirismo.

Uma saída são as atividades fora do horário de aula, como se fosse um passatempo, e não uma obrigação, que eles fossem por livre vontade, sem pressão de horário e professores.

A atividade esportiva, como já vimos, além de melhorar a qualidade de vida, estimula a mente a pensar, a desenvolver estratégias, a aprender a lidar com perdas e ganhos e instrui a lidar com regras, que podem ser usadas na vida e no futuro.

Ainda têm os campeonatos esportivos entre escolas, os chamados interclasses, que unem colégios de diferentes comunidades.

Esses campeonatos fazem com que jovens de diferentes raças e classes sociais se juntem, discutam idéias, compartilhem diferentes ou semelhantes experiências e estimulem a capacidade de entender e ajudar o próximo. Além de motivar e incentivar o aluno, auxilia no convívio com outras pessoas e no desenvolvimento do trabalho em equipe.

O esporte possibilita a superação dos limites individuais, quebrando barreiras internas - típica de qualquer jovem -, como a timidez, a aceitação, auto-estima, entre outras.

Entretanto, muita gente precisa despertar e sair do mundinho em que vive, pensar em alternativas para os problemas do Brasil, pensar em alternativas para os jovens, que são o futuro desse País e merecem um pouco mais de atenção.