A punição fica aonde?

Desde há muito tempo, os brasileiros convivem com irregularidades e falcatruas na administração do País. Mas parece que de uns 2 anos pra cá, a coisa começou a ficar preta, todos os trambiques resolveram aparecer juntos. É um tal de dinheiro na cueca aqui, dinheiro desviado para conta bancária no exterior ali, compras irregulares acolá, é tanta coisa que nem caberia numa folha de caderno.

Basta abrir os jornais, de qualquer Estado, de grande ou pequena circulação, ligar as televisões e veremos e ouviremos que algum empresário ou governante tentou, de alguma forma, desviar dinheiro para beneficiar a si próprio e alguns companheiros de trabalho.

O pior de tudo é a honestidade e fidelidade que tentam passar para milhões de brasileiros, em campanhas eleitorais, gritando frases, com toda força, do tipo “Eu vou fazer..”, “Quero o melhor para o Brasil”, “A união faz a força”, entre tantas outras. Mas isso fica mesmo só da boca pra fora, enquanto promessas são feitas, aumentam a esperança de milhares de pessoas, que, logo, são surpreendidas por algum escândalo estratégico, com muitas intenções por trás, quando os que são culpados mesmo, continuam soltos, fazendo tantas outras falcatruas e trambiques por aí.

O mais engraçado é que na hora de se pronunciar, todos se julgam dignos e dizem ser surpreendidos por pessoas maldosas que usaram da sua inocência para tirar vantagem. Mas quando há provas, aí fica dificílimo provar quem é o bonzinho da história, e esse é só um lado da história. Na outra ponta estão as punições, que sempre passam batido pelas autoridades, um simples hábeas corpus deixa qualquer criminoso, seja ele político ou empresário, cumprindo pena em liberdade. Cometer um crime e ainda cumprir pena em liberdade, assim qualquer um vai querer virar criminoso da noite pro dia.

Dizem que tudo é possível, só a morte que é impossível, mas seria muita ironia falar para os brasileiros continuarem esperançosos, que um dia isso tudo acaba. Infelizmente, vamos continuar trabalhando e até o fim da vida convivendo com gente irresponsável e egoísta no governo do Brasil. Além disso, vamos esperar uns 5, 6 anos, ou até mais -isso se o processo não for arquivado- para poderem cumprir suas penas pelos crimes cometidos.