COLHEITA DO PLANTIO

COLHEITA DO PLANTIO

A sábia natureza nos tem ensinado que tudo que plantamos temos que colher. A vida nos oferece singularmente uma dupla opção em nosso livre arbítrio: o bem e o mal. Aqueles que de uma ou de outra forma se infelicitam no plantio de algo que é difícil florescer, como maçãs no deserto, cedo ou tarde descobrirão que escolheram ou o lugar errado ou a semente indevida.

Temos ouvido constantemente reclamações de pessoas que mal versando a divina providência do livre arbítrio, não permitindo que a presença de Deus em nós se manifeste, que é a consciência, reclamam do destino, atribuindo ao Criador dos Mundos a fatalidade, como se estivesse determinado que erraríamos em certo cruzamentos de nossas vidas, quando, exatamente através dessa liberdade maviosa, que é o livre arbítrio, tomamos qualquer caminho, aquele que nos apraz. E. se por desventura ou invigilância o caminho escolhido foi errado, logicamente se culpa um terceiro, nunca a nossa imperfeição.

É hábito culpar-se outrem pelo próprio erro, mas ao reconhecermos que mancamos, é dever cristão auto perdoar-se e rogar a Deus nos ajude a evitar cometer o mesmo erro, isso é divino.

Somos todos filhos de um Pai amoroso, que nos criou para sermos felizes e se não o somos devemos nos culpar somente. Temos certeza de que aquele Mestre que esteve entre nós a 2007 anos passados, se fizesse presente hoje repetindo aquela célebre frase: “quem estiver sem pecados, atire a primeira pedra”, tenho certeza de que ainda não teríamos nenhum corajoso que o fizesse sem que fosse desmascarado.

Creio que nesse ano que se transcorre, em que as preocupações com a natureza, com o meio ambiente, com as fontes naturais de recursos sendo preservadas, em que a criança de rua tenha um lar, que os pais de família encontrem emprego, em que os casamentos se consolidem e haja menos separações, em que a imprensa volte a ter respeito e que suas investidas contra o erro sejam acatadas pelas autoridades constituídas, enfim, que tudo aquilo que temos sonhado de bom se torne realidade.

Mas acredito que o anseio maior de todo brasileiro e ver esse gigante, pela própria natureza de seus recursos imensos, de terras férteis, de pátria do Evangelho, de Coração do Mundo, que é forte, impávido e colosso seja administrado com amor por aqueles que escolhemos para nos governar, que não tenhamos errado na escolha, que nos permita o Criador que esses homens públicos sejam altruístas, depreendidos, desinteresseiros, que vistam realmente a camisa amarelinha e o calção azul, para que esse gigante mostre ao mundo que é poderoso, mas generoso; grande, mas humilde; potente, mas humano; que descende desses nobres lusitanos e que iluminaram a América de Cabral.

Oxalá permita Deus que esses sonhos ou ideais se concretizem agora. Assim seja!

Antonio Luiz Cabral – 28/08/07 – alacalado@hotmail.com.