NOTAS SOBRE A ISLAMIZAÇÃO DO OCIDENTE

Aproxima-se a data mais importante da tradição cristã, e é por isso que me parece oportuno recordar um fato recente ocorrido na França. Na semana passada, na Igreja de Saint-Denis, em Paris, a santa missa foi abruptamente interrompida por um grupo de truculentos imigrantes muçulmanos que, de modo intransigente e violento, diziam não aceitar a realização da cerimônia e ameaçavam os fiéis cristãos ali presentes. Sim, é isso mesmo. Um grupo de imigrantes recém-chegados, que foram recebidos de braços abertos pela sociedade francesa, e que, no entanto, não apenas não respeitam os costumes e a cultura locais como, o que é muito pior, já demonstram querer impor sua própria cultura e suas próprias crenças àqueles que tão bem os receberam. Comportamento estranho esse, não?

Na verdade, para quem estuda a questão islâmica a fundo, isso não causa nenhuma estranheza. Inúmeros intelectuais de justificado renome, dentre os quais sociólogos, historiadores e cientistas políticos, já demonstraram cabalmente que o Islamismo é, indiscutivelmente, a religião com maior propensão a radicalismos de todo tipo. Samuel P. Huntington, por exemplo, Ph.D. e professor da Universidade de Harvard, dedicou mais de 500 páginas de trabalho acadêmico à exposição sistemática e incontestável de provas do que eu afirmei logo acima. Nessa obra, intitulada ‘O Choque de Civilizações’, Huntington apresenta argumentos sólidos e consistentes, embasados em fatos históricos e na observação da realidade contemporânea, para provar que o Islã é uma religião de cunho absolutista, que em geral não convive bem com as outras culturas e religiões. Indo mais além, o erudito norte-americano afirma que os principais conflitos internacionais no mundo pós-Guerra Fria serão de ordem civilizacional, isto é, dar-se-ão entre civilizações ou grupos civilizacionais. Em especial, entre a civilização islâmica e a civilização ocidental – esta última, de base judaico-cristã, sendo impiedosamente atacada pela primeira.

Huntington escreveu esse livro em 1996. Poucos anos depois, o ataque terrorista de 11 de Setembro, nos EUA, haveria de corroborar factualmente o cerne de sua teoria. O séc. XXI, como Huntington havia previsto, começou com um gigantesco atentado promovido por uma organização radical islâmica contra uma das mais proeminentes e prósperas nações do mundo ocidental. Já naquele momento, os porta-vozes do Radicalismo Islâmico deixavam claro que seu objetivo maior era a total aniquilação do Ocidente, bem como, na sequência, sua completa submissão ao Islã. Note-se que, de lá para cá, atentados terroristas motivados por esse tipo de fanatismo religioso multiplicaram-se em vários países ocidentais – sobretudo naqueles que, não por coincidência, abriram suas fronteiras à imigração em massa de muçulmanos.

Portanto, guardadas as proporções, o que aconteceu recentemente na Igreja de Saint-Denis é apenas mais uma manifestação da essência autoritária do Islamismo, a qual, de acordo com muitos estudiosos, realmente faz com que essa religião tenda a ser mais intolerante e extremista do que todas as outras. Obviamente, isso não significa que todos os muçulmanos são radicais ou adotam uma postura radical em suas vidas cotidianas. Porém, é inegável que a capacidade de tolerar diferentes visões de mundo é consideravelmente menor no caso do Islã. Desse modo, a partir do momento em que os muçulmanos se tornam parcela significativa de uma determinada sociedade, os atos de intolerância em relação aos não-muçulmanos intensificam-se e aumentam sem parar.

Infelizmente, muitos ocidentais ainda não se deram conta disso. Não perceberam, enfim, que a islamização de seus países representa uma ameaça frontal a uma das grandes conquistas civilizacionais do Ocidente: o respeito aos direitos e liberdades individuais. Por exemplo, a liberdade de crença.

Quando perceberem, talvez já seja tarde demais.