O tempo de Deus

Quando eu mais estava lutando por emprego, o que mais ouvi de todas as pessoas foi que Deus me daria o emprego certo no tempo Dele, pois, segundo todas essas pessoas, "tudo é só quando Ele determina". Porém, devo me atrever a dizer algo que desagradará a muitos que lerão estas linhas: ao que parece, o tempo de Deus é bem mais rápido para quem tem todas as condições a seu favor e muito mais lento para as pessoas em situações desfavoráveis. Aqui, não se trata de dizer se Deus existe ou não ou de dizer quais são as leis que regem este nosso complicado universo. Trata-se de dizer que devemos considerar que nada é tão simples assim.

Uma das coisas que mais tentei foram os concursos públicos e houve uma época em que eu cheguei a desanimar por não ver meus esforços darem certo, mas vejamos bem: tenho uma prima que passou num concurso difícil e hoje ganha um salário bastante alto. Ela estudou, é verdade, e não podemos desmerecer seus méritos. No entanto, seus pais lhe proporcionaram cursinhos especiais, material e ela não tinha que fazer nada em casa, o que lhe permitia estudar dez horas por dia. Quanto a mim, meu pai(podendo) nunca quis me botar em cursinho e nem mesmo pagar faxineira para fazer as coisas em casa para que eu tivesse todo o tempo do mundo para estudar. Eu só podia (quando mãe era viva) estudar cinco horas por dia. Mesmo assim, mãe dizia que Deus estava vendo meu esforço e sacrifício e que iria me recompensar com um emprego maravilhoso. Bem, o tal emprego maravilhoso nunca veio. E eu vi que, não apenas para mim,mas para muitas outras pessoas, esse tempo de Deus parece condicionado pelas circunstâncias do mundo.

Num país desenvolvido, as pessoas não sofrem tanto para conseguir um emprego como aqui no Brasil. Aliás, em países com bom índice de desenvolvimento humano, que investem em educação e oferecem amplas oportunidades de emprego, quem sai da Universidade está praticamente com um lugar no mercado de trabalho. Aqui e em outros países, vemos gente ralar para conseguir empregos muitas vezes bem abaixo do seu nível de formação. Nada contra trabalhar como auxiliar de limpeza, por exemplo. Eu mesma já mandei uns trinta currículos para trabalhar como auxiliar de limpeza. O que se quer dizer é que, pelo visto, Deus parece ser bem mais rápido para prover as necessidades de quem tem mais recursos e vive num país mais desenvolvido.

Tenho ouvido muito que não posso querer "mandar em Deus", que os seres humanos são imediatos e não entendem que Deus tem seu próprio tempo, porém isto não parece justo para quem quer começar sua vida. Entretanto, as nossas necessidades são imediatas, a vida é insegura e não podemos esperar contar sempre com mesada dos pais, poupança ou herança. Toda fonte um dia seca. Além disso, dívidas, desastres e despesas não vão esperar que arrumemos um emprego para aparecer. E depois, à medida que o tempo passa, fica mais difícil conseguir emprego. As empresas e empregadores preferem gente mais jovem. Tal pensamento é desanimador, porque ninguém se sente animado ante a perspectiva de ficar em casa sentindo que nada muda.

A ideia de que Deus manda tudo no tempo certo entra inevitavelmente em contraste com a realidade do mundo. Quando você vê a realidade de um país como a Alemanha, em que um jovem recém-formado em Medicina, mostrando seu valor, tem praticamente o seu futuro pronto ao terminar seu curso e do nosso país, no qual uma pessoa inteligente, capaz e louca para trabalhar vai vendo o tempo passar e acaba ficando com a sensação de que não valeu a pena se esforçar tanto, inevitavelmente você tem que refletir sobre a maneira como as coisas são. E elas não são como nos ensinam. Você fica com a sensação de que esse Deus parece favorecer umas pessoas e deixar outras na mão. Então, passemos a refletir.