FASES DA VIDA

FASES DA VIDA

Nos estudos de biologia observamos a complexidade desse organismo maravilhoso que é o nosso corpo. Os tempos vão passando e órgãos e glândulas entram em funcionamento, enquanto que outras, cumprido o papel a que vieram desempenhar, se vão atrofiando.

Nenhum órgão ou glândula física existe que não tenha uma finalidade precípua. E é interessante notarmos que nossos gostos também vão variando nesse universo divino em que deixamos de apreciar certas coisas ou alimentos e passamos a gostar de outros.

Nessa análise rudimentar de nosso corpo que é divino pela complexidade de elementos que apresenta, desde os vários sistemas, tecidos, órgãos, atividades, etc. tem-se que destacar a parte moral que desponta de momento para outro, sem que percebamos a sua transformação. Assim, dizer-se que um jovem está condenado às penas eternas pelas suas atitudes grosseiras, errôneas, estapafúrdias, cometemos grande erro, pois um moço que assim era e procedia, logo após completar seus vinte anos transformou-se num anjo e todos diriam que mereceria o paraíso.

Todavia, essas transformações que ocorrem a toda criatura em algum tempo de sua vida, na maioria das vezes nos induzindo ao caminho do bem, são no amadurecimento do ser, aquilo que se passou a denominar de terceira idade. A experiência colhida, o bem ou mal viver, nos induz a ponderações que nos levam a caminhos floridos, do bem, do amor, da caridade e, para evitar que num determinado ponto desejemos ter alguns anos a menos para acertarmos mais, então comecemos hoje a agir corretamente, e buscar o bem e a verdade e certamente, no futuro, não iremos desejar voltar no tempo para corrigir erros que evidentemente não os teremos cometidos.

Interessante notar que o Céu, para que esqueçamos uma dor aparentemente insuportável, nos manda sempre uma dor maior, para a qual desviamos a atenção, esquecendo a dor anterior, portanto convém julgamos sempre suportável qualquer dor ou problema que nos advenha, para que um mal maior não nos ocorra.

É um axioma dizermos que o fruto só cai da árvore quando maduro. Assim, muitas coisas que não entendemos num certo tempo da vida, entendê-los-emos num outro tempo de amadurecimento, quando as luzes da razão se ascenderem.

A verdade enquadra-se também na teoria de Einstein, é relativa, pois uma verdade de um tempo, sem que seja mentira, não o será em outro tempo. Mas não é porque todos pensavam que a Terra era geocêntrica e só Copérnico e Galileu diziam ser heliocêntrica que devemos crer que se em cem pensam de uma maneira e só nós pensamos diferentemente, poderemos certamente estar mesmo errados.

Que o sol que nos ilumina amanhã tenha o mesmo brilho de hoje e que possamos ponderar que não existe caminho que conduza a Deus senão o do Bem, do Amor e da Caridade. Pense nisso, pense agora.

Ribeirão Preto,12 de setembro de 2006 – alacalado@hotmail.com –Antonio Luiz A. Cabral