Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi uma manifestação escrita em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, consolidando a visão de um segmento de intelectuais que vislumbravam a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira no que se refere à educação.

O Manifesto foi redigido por Fernando de Azevedo, além de outros nomes como Anísio Teixeira, Cecília Meireles, Roquete Pinto, Roldão Lopes de Barros, Afrânio Peixoto, Lourenço Filho, Antonio Almeida Jr, Delgado de Carvalho e Hermes Lima. Esses educadores foram os responsáveis pelas reformas educacionais em seus respectivos estados e passaram a propor uma reforma que partisse do governo Federal, visando à unidade nacional na organização educacional.

O documento tornou-se um marco do projeto de renovação da educação no país ao propor que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.

Durante a primeira republica, o acesso à escola e a qualidade da educação eram precárias e consistiam em privilégios para poucos. Com a Revolução de 1930 e a consequente reorganização das políticas públicas nacional, esses educadores e intelectuais manifestaram os seus ideias numa perspectiva renovadora da educação. Por seu aspecto renovador e reformador, o manifesto foi criticado pela Igreja Católica, que naquela época era uma forte concorrente do Estado na educação de parcela significativa da população, tendo sob seu controle a propriedade de muitas escolas.

Chegamos ao século XXI e podemos perceber que muitos dos ideais de renovação e reformulação não se efetivaram de forma satisfatória em todo o território nacional. Percebe-se que as alternâncias entre as diversas concepções educacionais no intuito de resolver os problemas da educação brasileira, que insiste e persiste quase um século depois do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, ainda não surtiram o efeito desejado. Ainda temos muito que lutar para que a educação brasileira atinja o patamar desejado.

ANTONIO JOSÉ SALES
Enviado por ANTONIO JOSÉ SALES em 12/11/2018
Reeditado em 12/11/2018
Código do texto: T6500711
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.