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O BALCÃO DE ATENDIMENTO E O BIBLIOTECÁRIO

 
 
As unidades de Informação deveriam ter em seu balcão de atendimento ,  além de auxiliares administrativos ,  um bibliotecário para realização do atendimento real e virtual da sua instituição , Onde a receptividade  se  tornasse a principal qualidade que a equipe do balção deveria ter, sem fazer distinção ao cliente que esteja atendendo, seja o magistrado ou o homem do cachorro quente.
A presença de um bibliotecário no balcão de atendimento para algumas instituições  passa  a ser inviável, porque só dispõem de um profissional da informação (polivalente ) para administrar a sua unidade informacional. Além disso, muitos bibliotecários não aceitariam atuar no balcão por não gostarem de  lidar com o público, outros por priorizarem setores fechados com  um  grau  de maior relevância  aos seus clientes. E são realmente . Contudo, o balcão de atendimento também é.
Não desejamos que o bibliotecário fiquem  apenas no "toma lá da cá" quanto  a  empréstimo e devolução de materiais. Porém, é necessário um profissional da informação presente de "Alma e Corpo" para : Reber, Esclarecer, Resolver, Direcionar, com maior transparência possivel as necessidades informacionais dos clientes que são a razão da nossa existência profissional em qualquer unidade de informação.
Muitas vezes o cliente sai descontente e duvidoso do atendimento quanto aos serviços e produtos oferecidos, por falta de um dialogo sintonizado o chamado feed- brek. Levando para si e disseminando para os demais uma imargem negativa da instituição. E muitos bibliotecários pensam que tudo esta caminhando "na santa paz" sabem eles que sua imargem também foi atingida, afinal muita gente pensa que foram atendido por bibliotecários, e infelismente nem todos auxiliares e bolsitas que atendem estão comprometidos em desempenharem um atendimento eficaz. Então se o bibliotecário participasse de forma mais ativa do cartão postal de boas vindas dessas unidades informacionais, contribuiriam para uma melhor qualidade no atendimento, além de melhorar a auto imargem da sua profissão. Podendo abrir a caixa de sugestões sem medo, e respondê-la com maior segurança.
Marcos Soares Mariá
Enviado por Marcos Soares Mariá em 14/09/2007
Reeditado em 14/09/2007
Código do texto: T652296
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Sobre o autor
Marcos Soares Mariá
Recife - Pernambuco - Brasil, 47 anos
70 textos (16960 leituras)
1 e-livros (64 leituras)
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Marcos Soares Mariá