José Guiomard dos Santos, construtor da autonomia acreana

Segue abaixo um pequeno artigo que escrevi em alusão aos 116 anos do inicio da ''Revolução Acreana'', em agosto de 2018. Ele foi publicado inicialmente no site da Nova Offensiva, a referência ficará disponível ao final.

***

Neste dia 06 de agosto, em que nós Acreanos comemoramos os 116 anos do início da Revolução Acreana, não quero fazer homenagens a personagens de nossa História que já conhecemos de forma ampla, mesmo sabendo que muitos tombaram de forma gloriosa, tingindo a estrela altaneira com seu púrpuro sangue, nem aos homens que iniciaram a Revolução. Quero, sim, fazer uma menção honrosa a um ilustre militar que, mesmo não sendo filho legitimo de nossa terra (por não ter nascido aqui), muito lutou para fazer concretizar o sonho de Galvez e Plácido de Castro de fazer com que nossa terra hoje pertencesse, na condição de Estado, a este vasto Império.

José Guiomard dos Santos, que em sua juventude fez parte da Ação Integralista Brasileira, a que podemos chamar de o ''maior movimento de doutrina cívica nacionalista das Américas” e se manteve sempre fiel aos princípios integralistas, foi o responsável por dar impulso ao Movimento Autonomista, que tinha como objetivo elevar o até então território do Acre à categoria de Estado, finalizando a patriótica luta iniciada no final do século XIX com a vinda dos migrantes, oriundos do Nordeste, e que passa pela proclamação da Republica Acreana por Luis Galvez e Plácido de Castro, heróis pátrios que lutavam contra o internacionalismo representado pelo Bolivian Syndicate. Foi ele, ainda, quando Deputado Federal, o autor da Proposta de Lei que elevaria o Território do Acre à categoria de Estado.

Além de Deputado Federal pelo Acre, cargo que ocupou entre os anos de 1951 e 1953, José Guiomard dos Santos, que era natural de Perdigão, Minas Gerais, foi Governador do Território do Acre em 1950 e Senador por este Estado de 1963 até sua morte, em 1983.

Fecho estas linhas fazendo minhas as palavras do poeta e jurista Paulista Victor Emanuel Vilela Barbuy em que este, encerrando seu artigo em homenagem ao ilustre Dr. Enéas Carneiro, conclama todos os brasileiros a lutar, como nós e os heróis acreanos, “pela restauração da Ordem e da Grandeza do nosso Brasil e pela edificação, nesta Terra de Santa Cruz, da maior e mais nobre Civilização que o Mundo jamais viu”.

***

MATOS, Ronan Pedro Silva. José Guiomard dos Santos, construtor da autonomia acreana. Nova Offensiva, Rio Branco, 6 ago. 2018. Disponível em: https://novaoffensiva.com.br/jose-guiomard-dos-santos-construtor-da-autonomia-acreana/. Acesso em: 10 dez. 2018.