Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Integridade ou sucesso ?

Integridade ou Sucesso...Ou ambos?

prfer@hotmail.com

Jovem mulher passando-se por pessoa de idoneidade inquestionável, valendo-se disto para manter-se no topo das noites sociais e dos “benefícios” que pudesse extrair dos contatos ali efetivados. Gente boa, boa imagem, somando o requinte à falsidade ideológica.
Ao mesmo tempo, a descoberta de um grupo organizado em impressionante equipe de ação, voltado para “ajudar” as pessoas que tivessem processos pendentes num determinado fórum do Estado de São Paulo, no sentido de proporcionar aos interessados a quitação de suas pendências. Grupo este que conseguiu falsificar documentos  e adquirir com esta perniciosa ação, clientes múltiplos, e inadvertidamente, roubá-los, tornando-os mais desesperados do que estavam com as suas dívidas anteriores.
Dois fatos que ganharam espaço na mídia nestes últimos dias, apenas para refletir os equívocos de uma geração que valoriza muito mais as conquistas imediatas e superficiais do que as realizações honestas e duradouras.
Tanta criatividade, suor e trabalho a serviço do nada, ou daquilo que de pior o ser humano possa produzir. Motivados pelo argumento dos sonhos pessoais que dizem nutrir ou em nome da revolta pela ausência das oportunidades de trabalho, ou ainda, mesmo possuidores de berço e origem privilegiados, apenas baseados na adrenalina do erro, fazem de suas vidas um verdadeiro tropeço para as pessoas.
Como disse, criativos, inventivos, aparentemente sensíveis e bons de papo, com linguagem sofisticada e bem aplicada, exteriormente empáticos, potencialmente inescrupulosos em suas ações, são capazes de abraçar crianças e roubar as suas balas.
Neste desabafo em forma de letras, numa ebulição de esperança, decido ocupar-me com a convicção da integridade possível.
Minha ênfase está naqueles que vemos à nossa volta, os quais todos os dias saem cedo para trabalhar, na lavoura ou na cidade, com os animais ou com as pessoas, nos turnos ou no horário comercial, nas salas de aula ou na preparação, na redação ou na entrevista, na gestão pública ou na gestão das empresas, nas esferas naturais de trabalho das pessoas que calcam a sua vida na rocha da dignidade. Atitudes que nos enchem os olhos e nos faz suspirar de esperança por um país melhor, porque certamente, estas são as pessoas que farão a diferença.
Por quê? Porque têm que lidar com impostos abusivos, manter empresas legais e sobrecarregadas de encargos, têm que se precaver contra assaltos, fraudes eletrônicas, roubo de senhas, clonagem de documentos, dentre tantas outras realidades.
O dizer de Rui Barbosa, de que um tempo chegaria em que os homens teriam vergonha de se dizerem honestos, já se evidencia entre nós no comportamento de alguns, no entanto, muito embora sejamos tentados, longe de nós esteja a vontade de sucumbirmos à corrupção que condenamos tão veementemente. Porque vidas estabelecidas na corruptibilidade são como casas construídas sobre a areia, não suportam as tempestades existenciais.
Fernando Alberto
Enviado por Fernando Alberto em 21/09/2007
Reeditado em 21/09/2007
Código do texto: T662505

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fernando Alberto
Francisco Beltrão - Paraná - Brasil, 52 anos
70 textos (6389 leituras)
20 áudios (302 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/12/17 18:51)
Fernando Alberto