Violência a mulher

Porque as mulheres retornam ao casamento e morrem?

Ele a corteja como se fosse especial, tenta beijar seu rosto com "carinho". Mas suas mãos estão para trás num gesto de desespero. O medo do carinho dele são tão visíveis que chama atenção de quem está vendo mesmo que seja de longe.

Ele continua insistindo numa proteção quando ela entra no local. Se poe por trás de seu corpo e parece a proteger. Ela continua com olhar apreensivo e com medo. Ela é conduzida por seu corpo ao assento e recusa numa luta por não ser dominada pelo corpo masculino.

O que é questionado ao meu lado pelo senhor. Parece algo forçado!! E continua a frase falando para si mesmo: porque ela aceitou sair com esse medo nos olhos?

Quem já foi surpreendida pela violência masculina sabe o que é essa pressão. Ela muitas das vezes não tem voz para reagir e alguns vezes não tem violência física para ser percebida de imediato. Mas seus olhos contam o desespero.

Perto da multidão você pode observar que é a pessoa mais gentil que você já pode presenciar. Fala mansa, um sorriso Cortez no rosto. Mas precisa ser bem observador para entender os gestos e o corpo ao redor da mulher. Mesmo ela se desvencilhando dele, insiste em tocar nela, em falar ao seu ouvido. O corpo dela insiste em sair fora, mas ele não permite com poucas formas de toque.

Esse medo é tão difícil da mulher se libertar pois o poder exercído sobre ela vem de anos ali submetida, subjugada e atrelada a esse medo vem filhos, situação financeira, dependência.

Quem está de fora é capaz de um julgamento rápido. E ainda acusa essa mulher de ser conveniente com tudo que sofre. Porque para quem está de fora é fácil sair. Mas quem está no meio da situação é como se a prisão jamais fosse ser aberta e o sol voltasse a brilhar na sua vida.

Boa parte até consegue sair, mas a vida com os filhos no início é muito difícil. Começa faltar coisas e eles se tornam tão gentis e alegam mudanças importantes que a mulher acaba cedendo e deixa ele voltar pra sua vida.

Aí começa nosso erro como mulher. Imaginar que não daremos conta sozinhas. Que ficará tão insuportável que seremos culpadas de todo erro que ocorrer dali para frente.

Boa parte das mulheres que saem dessa relação costuma voltar umas três vezes. Porque seu julgamento é dias piores. Ela não sabe como se comportar longe dele. Desaprendeu a se virar sozinha e foi colocada em sua mente que ela não é nada sem ele.

Como o é difícil para quase todas as mulheres saírem dessa. Seja ela rica, pobre, estudada Ou não. Ainda é muito pesado para a mulher o fardo da cobrança e do medo. Mas vale tentar ser livre dessas amarras. Procure ajuda sempre. Seja em igrejas, órgãos de ajuda a mulher e volte a viver mulher. Vale mais um dia de paz que mil de tormenta. Jesus as abençoe a sair dessa vida com graça e sabedoria.

Observei os jornais dos dias seguintes para ver se havia algo relacionado a mulher na cidade, Graças a Deus não vi. Mas será impossível esquecer aquela cena tão chocante para mim. Deus em Cristo nos abençoe e as nossas filhas...

Até a próxima...

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 05/05/2019
Código do texto: T6639901
Classificação de conteúdo: seguro