FÉ, ESPERANÇA E AMOR – O CAFÉ DA MANHÃ DO VENDEDOR

FÉ, ESPERANÇA E AMOR – O CAFÉ DA MANHÃ DO VENDEDOR

Olá você que trabalha com vendas. Quero falar com você hoje. Se pensarmos de modo mais global todos somos vendedores. Todos os dias buscamos vender alguma coisa, senão um produto ou um serviço, vendemos nossas ideias, vendemos nossa imagem, vendemos a nós mesmos, no sentido mais nobre da palavra vender. Vender é oferecer ao outro o que tenho de melhor, o que acredito ser um bem. Vendemos ideias, soluções, crenças, bens que vão de encontro a necessidade e ao desejo do outro, em outras palavras vender é servir.

Mas não se engane, vender é tarefa árdua. Todo dia um pouco, uns dias mais outros menos. O vendedor é um cavaleiro da esperança. Precisa se nutrir todas os dias em seu café da manhã espiritual de fé, esperança e amor.

De fé porque o vendedor precisa crer nas possibilidades, nas pessoas, no que vende ou empresa que representa. A fé cria conexões neurais que estimulam a ação com foco. A fé não só move montanhas mas move o que dela se nutri. A fé para o vendedor é seu principal combustível, gera movimento aumenta a potência do entusiasmo. E esse energia, do entusiasmo contagia gerando abertura, alinhamento e empatia. A fé gera certeza e a certeza trás resultados.

Faça um simples exercício recordando alguma experiência de fé, onde tivestes tanta certeza no seu sucesso, no resultado positivo que ele aconteceu.

A esperança é a expectativa de coisas que ainda não aconteceram. Ter esperança é olhar para o futuro e visualizar o desejo, o sonho, a meta. Esperança é mentalização, é desejo desenhado na mente, desejo específico. Esperança é o aditivo da fé. Ela aumenta a certeza. A esperança nutri a mente, que cria conexões neurais, aumenta neurotransmissores, gera motivação e desejo, e na dança da física com a química gera eletricidade interna que gera movimento, ação.

E por falar em ação, entra em cena o amor. Amor é ação. O vendedor que trabalha com amor é aquele que age. Amor não é só sentimento gostoso de se sentir, calor e excitação corporal. Amor é o amor que faz, que age, que cria e constrói. Amor incondicional é o amor da ação, que mesmo sem vontade se esforça e faz o que precisa ser feito. Amor é dedicação, mesmo quando a fé e a esperança fraquejam ele age e por sua ação fortalece estes dois.

Mas para ter em níveis saudáveis estes três alimentos espirituais (fé, esperança e amor) é preciso treinar. Ninguém os tem de graça. Nenhuma mulher ou homem de fé, que tem esperança e amor, os tem como uma dádiva, uma benção recebida, mas os tem porque treina, exercita. Exercitam através dos pensamentos, da linguagem e da ação.

Para tanto segue algumas dicas:

Cuide de sua aparência. Ela é uma linguagem que mexe com seu emocional e com o emocional das outras pessoas. Se vista de acordo com seu contexto e cuide de sua aparência para que seja harmônica a agradável.

Esteja em constante desenvolvimento. Utilize seu tempo livre para investir em capacitação e adquirir novas sabedorias, seja por meio de formações e treinamentos, aprendendo um novo idioma ou participando de palestras, workshops e programas de motivação

Desenvolva habilidades de comunicação

a. Aprenda que “o mapa não é o território”. Nossos mapas mentais do mundo não são o mundo. Reagimos aos nossos mapas em vez de reagir diretamente ao mundo. Cada cliente tem seu mapa da realidade.

b. O significado da sua comunicação é a reação que você obtém. Os outros recebem o que dizemos e fazemos através dos seus mapas mentais do mundo. Observar como a nossa comunicação é recebida nos permite ajustá-la, para que da próxima vez ela possa ser mais clara.

c. Capacidade de comunicação não significa falar muito, mas falar o suficiente para que os outros entendam o que você está dizendo. Em muitas ocasiões, o processo de comunicação tem dois sentidos, e por isso também é muito importante saber ouvir;

d. Foco no foco do cliente. Um bom vendedor tem seu foco no que é o foco do cliente. O que o cliente quer e precisa? Diferente da abordagem de dar foco no produto ou no cliente em si. Busque descobrir o que o cliente precisa, o que ele quer o que vai saciar sua necessidade e desejo.

Primeiro se relaciona, depois se vende. Na relação com o cliente, a primeira preocupação do vendedor deve ser de se relacionar com o cliente, e na sequencia vender. Resumindo, primeiro relacionamento, depois a venda, e jamais o contrário. Cuidado com as abordagens robóticas e esperadas como o tradicional e ineficiente “Posso te ajudar?” ou pior ainda “Qui que cê precisa?”

Aborde sempre com um bom dia, ou boa tarde. Acolha com sua linguagem verbal e corporal semelhante a do cliente, ou seja, se ele sorrir sorria, se olhar sério olhe sério, se falar baixo fale baixo e etc. Observe detalhes no cliente para começar um diálogo e só depois pergunte o que ele precisa ou deseja.

Observe sua postura, sua linguagem corporal. Ter empatia também faz parte de uma estratégia de marketing pessoal. Tenha certeza de que está olhando nos olhos e fazendo uma escuta ativa da pessoa que está falando com você, ou seja, pare o que está fazendo e ouça com atenção. Pequenos gestos como esses demonstram dedicação e respeito pelo próximo. Alinhe-se com o cliente. Entre em sintonia com ele.

Tenha uma postura profissional adequada. Saiba ser sério quando a situação exige seriedade. É importante saber se comportar em um contexto profissional, agindo de acordo com a sua função e dentro da expectativa dos seus superiores.

Tenha congruência pessoal. Congruência é quando o "fazer" é igual ao que você diz vice e versa. A congruência é filha da honestidade. Para o vendedor ter a congruência é preciso acreditar no seu produto, na sua empresa, na sua política de preço.

Seja um profissional agradável. Com criatividade e inovação, mostre disponibilidade e sugira ideias que contribuem para resolução de problemas. Isto pode acontecer no contexto do trabalho ou pessoal, sabendo como ajudar amigos quando eles precisam.

Humildade para não se considerar melhor que os outros e não tentar promover a sua imagem de uma forma agressiva e forçada perante outros. Quem faz isso, passa a imagem de arrogância e acaba prejudicando o seu marketing pessoal.

Para garantir um bom marketing pessoal, você precisa aprender a atrair e cativar seus colegas de trabalho, superiores e, principalmente, seus clientes. Para isso, demonstre simpatia, empatia e acolhimento. Seja uma pessoa com que os outros gostariam de conviver.

Mantenha os clientes existentes. O negócio mais fácil é o negócio com clientes satisfeitos. O sucesso é pela qualidade do negócio e não pela quantidade.

Tenha um propósito claro de vida

"Tudo tem um propósito, até as máquinas. Relógios dizem as horas. Trens levam a lugares. Eles fazem o que deveriam. Talvez por isso máquinas quebradas me deixam tão triste. Elas não fazem o que deveriam. Talvez seja igual com as pessoas! Se você perde o seu propósito... É como estar quebrado. (...) Máquinas nunca vêm com peças a mais. Elas sempre vêm com a quantidade exata de que precisam. Então eu pensei que se o mundo todo fosse uma grande máquina. Eu não podia ser um peça a mais. Eu tinha que estar aqui por alguma razão."

Do filme “A Invenção de Hugo Cabret”

Ter um propósito claro na vida é saber onde se quer chegar – e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil. Ter um propósito é altamente benéfico para o vendedor. O propósito vai nortear a caminhada de vida, seja pessoal ou profissional, dando mais clareza as buscas pessoais, aos enfrentamentos, as dificuldades a serem transpostas e a percepção das pequenas alegrias do dia-a-dia, que comporão a trilha até a alegria maior do propósito de sua vida.

Gleisson Melo
Enviado por Gleisson Melo em 17/05/2019
Código do texto: T6649312
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