UM DOMINGO PRA PEGAR SIRI.

Terça-feira, 11 de Junho de 2019

Neste último Domingo resolvi fazer uma coisa que gosto muito que é pegar siri. E já o fiz por muitas vezes. Em muitos lugares, praias, no caso. Mas nesses últimos anos as vezes que o fiz foi lá na Urca, pela facilidade de acesso.

Há certos lugares nas pedras que costeiam a mureta, onde se pode lançar o puça sem o risco dele ficar preso no fundo. Mas isso às vezes até acontece. Aí se tem duas alternativas: mergulhar e soltá-lo ou arrebentar a linha que se usa para retirá-lo da água e perdê-lo por lá, de vez.

Geralmente é bom chegar lá com a maré baixando, porque com ela cheia toma conta de tudo e fica difícil até de se colocar numa pedra qualquer para lançar o puça na água. E nesse dia não me preocupei em ver a situação do mar e cheguei lá com ele subindo (preamar).

Daí que me senti prejudicado na minha movimentação com os puças e até cheguei a perder parte das iscas que havia levado. No caso, sardinhas. Mas a melhor delas é a tripa de galinha. Parece que pelo odor que exala, os siris são mais atraídos ao puçá e fica mais fácil pegá-los.

Não posso dizer que fiz uma ótima pescaria. Logrei êxito em sete deles. E pequenos. Mas o que valeu e vale nessas situações, são o divertimento, a descontração e o passatempo. Fora que é um ótimo relaxamento para a alma/espírito. Enfim, para a mente, que no caso de um urbano é e está sempre sobrecarregada de situações conflituosas.

Lá na Urca tem um lugar denominado de "Quadrado da Urca". É onde ficam atracados os barcos dos pescadores que costumam sair pela madrugada, às vezes à noite, para suas pescas profissionais. E ali sempre ouvi dizer que tem siri. E terminei em ir para lá, tendo um resultado melhor do que nas pedras, onde fiquei antes.

Enfim, foi um Domingo legal, sem nenhum susto, tampouco contratempo. E estava até sózinho, o que sempre digo que eu, comigo mesmo, fazemos uma dupla imbatível. Só que sexagenário que sou, tal exercício já passa da conta em matéria de cansativo. Mas nada que me cause desânimo. Já estou pensando que daqui mais alguns dias repetirei a dose.

Pra governo de todos: uma diversão como essa não tem preço que pague, se querem saber. Por que não se arriscam também?

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 11/06/2019
Código do texto: T6670485
Classificação de conteúdo: seguro