Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Mais do que somente palavras, mais do que apenas pessoas...

prfer@hotmail.com
Pr. Fernando Alberto
      Palavras e pessoas, quanto em comum. Palavras exprimem o que as pessoas são ou a imagem que pretendem passar. Soltas ao vento parecem sem significado, comportamento igual ao das pessoas que vivem sem objetivos específicos.
     Palavras se tornam intensas,relevantes e, somadas e devidamente ordenadas, revelam frases transformadoras. As pessoas também podem ser intensas e organizadas na sua esfera de ação. Os dizeres ou os textos têm o poder de ajuntar ou dividir, bem como as pessoas que os utilizam. Existem pessoas por trás dos textos, existem contextos por trás das pessoas, e outras vezes pretextos.
     Indissociáveis, inseparáveis são os seres humanos da necessidade de se expressar e se fazer entender. Por aquilo que pude observar na Revista Veja desta semana, palavras e pessoas valorizam-se mutuamente. Agrega-se valor ao profissional que delas bem se utiliza, seja este valor econômico ou curricular. Ainda que os fenômenos da comunicação moderna nos façam temer pelo assassinato das línguas estabelecidas e deste profissional diferenciado tão desejado pelo mercado de trabalho.
     De certa forma, as palavras quando bem colocadas, nos remetem à várias lições. Existem no curso normal do bom entendimento, somam esforços buscando a inteira compreensão, e, sobretudo, obedecem  regras funcionais.
     O melhor viver de cada um de nós também depende da maneira como utilizamos a verbalização dos nossos sonhos. Como bem diz a Bíblia, a boca expressa aquilo que o coração valoriza. Em assim sendo, nossa comunicação fala muito daquilo que somos, mesmo quando o que dizemos não confere com aquilo que vivemos.
     Se expressar, agir e interagir no contexto em que estamos. Trabalhar em equipe e conjuntamente em prol de objetivos comuns. Expressar com clareza e com comportamentos compatíveis aquilo que desejamos obter profissionalmente. Isto faz de nós pessoas diferenciadas e valorizadas.
     Camões, Shakspeare, Rui Barbosa nos presentearam com inúmeros vocábulos. Anônimos ficaram milhares que também os utilizaram. A diferença entre ambos estava na atitude dos homens que estavam por trás das palavras. Que esta parceria do bom uso das palavras e da coerência de comportamento seja a nossa prioridade no dia a dia.
Abraços e sucesso.
Fernando Alberto
Enviado por Fernando Alberto em 25/09/2007
Código do texto: T667739

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fernando Alberto
Francisco Beltrão - Paraná - Brasil, 52 anos
70 textos (6392 leituras)
20 áudios (302 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/17 17:11)
Fernando Alberto