SORTE E AZAR

Francisco de Paula Melo Aguiar

Preliminarmente é importante afirmar de que, sorte e azar, não existem, isso porque a pessoa tida como sortuda sempre sai cedo em busca da fortuna sonhada. Começa a estudar cedo, por exemplo, procura se firmar com pensamentos positivos e nunca envolver-se com pensamentos tristes e ou pessimistas. Isso é visível de que ser pessimista e triste vai pesar direta e ou indiretamente na economia, na educação, na religião, no namoro, no casamento, na saúde e nos relacionamentos formais e informais, profissionais e pessoais. É na realidade um instrumento de estraga vida. Em sendo assim, vive o tempo todo em fazer besteira e pedir desculpas.

O otimismo é o adubo e/ou fermento número um para o sucesso e é o oposto do fracasso, aquele caminho que vai dar sempre com os burros n’água. Isso é o produto mental gerado pelo pessimismo e pela tristeza velada. Seja na vida pessoal, familiar, profissional ou empresarial.

O otimismo representa sucesso de experiências positivas vivenciais e por isso ele transformará a vida de todo e qualquer indivíduo mais bonita e bem assim a dos outros indivíduos em seu entorno, haja vista que o otimismo é tão contagioso quanto o câncer em sentido negativo que o levará a tristeza e ao pessimismo, literalmente falando.

Assim sendo é importante cultivar o pensamento positivo em todas as relações humanas, isso é bom para a saúde porque busca emoções positivas, como por exemplo.: satisfação pessoal, amorosa, profissional, etc., alegria; afeto, etc. E até porque não é de hoje que se sabe ou se conhece dos vínculos existentes entre o coração e cérebro, tanto para provocar bem-estar quanto para provocar mal-estar. Por exemplo.: Um único pensamento positivo pode direto ou indiretamente provocar e/ou estimular hormônios e neurotransmissores bons que elevam a auto-estima do individuo. A mente sã num corpo são, quando nos referimos ao caso da oxitocina e/ou o hormônio do amor, do prazer e do orgasmo, literalmente falando.

E não vai ser diferente na regulação do humor humano, quando age positivamente a serotonina [hormônio do humor]. A dopamina estimula e encoraja o indivíduo.

Em síntese, é bom procurar ter pensamento positivo, isso porque um mero pensamento, um olhar, um sorriso, que representa algo positivo para que automaticamente a pressão humana seja auto-regulada [baixa], o que vem necessariamente provocar o sentimento in loco de bem-estar e/ou de bom humor. Como por exemplo: compartilhar notícias positivas nas redes sociais; cumprimentar alguém no meio da rua, até mesmo quando se acena para amigos e/ou conhecidos quando se passa pelo trânsito e se faz o ar de riso e se acena com as mãos.

A vida humana é assim desde suas origens epistemológicas: é bom cultivar o pensamento positivo; nunca contar com a sorte; manter sempre o desejo de aprender e aprender mais e mais; procurar assumir literalmente suas responsabilidades: pessoais; familiares e profissionais; olhar sempre para as coisas de longe [fazendo analogias situacionais]; nunca acredite que antes era melhor do que o tempo atual, isso é ilação e muito menos de que a felicidade virá depois; é bom procurar ver o mundo como ele realmente é e nunca como você gostaria que ele fosse; quando não estiver convencido que o otimista é um idiota feliz e o pessimista é um idiota triste, procure fingir, isso representa que sua mente não se convenceu do que viu ou sentiu, conforme GEORGES BERNANOS, citado pelo escritor francês Thierry Saussez, in.: A tristeza e o pessimismo [Ver. Seleções – Reader’s Digest. jul/2016, p.74-77].

.....................................

Publicado sem revisão do autor.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 22/09/2019
Reeditado em 22/09/2019
Código do texto: T6751186
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.