Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Anorexos espirituais

            O ser humano precisa de uma boa alimentação, se quiser se manter saudável. A mulher 2100 e o homem 2500 calorias/dia. Os nutricionistas recomendam pelo menos 3 refeições diárias. Além do aspecto saúde, as pessoas se preocupam com a sua forma física, ou seja, com a estética do corpo, a preservação da beleza etc. Praticam exercícios físicos, selecionam os alimentos cuidadosamente. A preocupação da maioria, especialmente das mulheres, são os quilos a mais.
         Você pode não estar preocupado com nada disso. Talvez, nem se importe com o que vai comer amanhã. Mas, certamente, quando chegar a hora, e você sentir os apelos do seu estômago, você vai se movimentar em busca de algo para saciar a sua fome. Via de regra, as pessoas estão sempre atentas aos horários convencionais para as refeições. "Todo o trabalho do homem é para a sua boca". Uma alimentação inadequada pode causar muitos danos a sua saúde. Exames médicos podem revelar a falta desta ou daquela vitamina. Enfim, a alimentação, para o ser humano, é de vital importância.
         Como vai a sua saúde? Está "tudo em cima"? Se aquela gripe bater na sua porta, você estará firme e forte, pronto para resistir? Claro, afinal, você se cuida. Com saúde não se brinca.
         Mas, cá para nós, como anda a sua saúde espiritual? O lanchinho da manhã, o café da tarde ou a ceia, antes de dormir, talvez, não lhe façam tanta falta. No entanto, você, provavelmente, não abre mão do desjejum, almoço e do jantar. Você não quer ser apanhado de surpresa por uma virose oportunista, uma desnutrição, por exemplo.
         E quando vierem sobre ti, as astutas ciladas do diabo, também estarás pronto para enfrentá-las? Você tem lido a palavra regularmente? Ou você não tem estômago para isso? Qual tem sido a sua porção diária do maná celestial? Como o seu organismo tem se comportado quando ingere alguns versículos bíblicos? Quantos capítulos você suporta por dia?
            Vimos, nas igrejas, pessoas de aparência saudável, de pele viçosa, esbanjando saúde que, entretanto, estão raquíticas espiritualmente. "Que já devendo ser mestres, em razão do tempo, ainda necessitam aprender princípios elementares". Se você é uma criança, é normal agir como uma criança. Porém, você é um adulto – fisicamente -, o que se espera é que você se comporte como um adulto: tenha atitudes e responsabilidades de um adulto.
Existe uma doença muito comum entre as mulheres, que se manifesta principalmente na adolescência, chamada anorexia. A pessoa acometida dessa doença tem uma alta resistência a qualquer tipo de alimento. Temo que haja um número bastante preocupante nas nossas igrejas. Porque nem todas as pessoas se preocupam em se alimentar com convém. Comem um pouco aqui, um pouco ali, beliscam de cá ou de lá, pequenas migalhas, porque o estômago se tornou incapaz de suportar grandes porções de alimento. 
         Para completar a leitura da bíblia em 1 ano é necessária a ler de 3 a 4 capítulos por dia. Uma pessoa que sofre de anorexia não sente a necessidade do alimento. Os anorexos espirituais já não sentem falta desse ou daquele versículo. Há os que sentem fome, mas não se dispõem a "ir à cozinha preparar o alimento". Enganam o estômago com as "caixinhas de promessa", com as pequenas porções lidas no culto dominical, deleitam-se com os versículos bíblicos dos adesivos dos automóveis, fecham os olhos e abrem a bíblia em uma página qualquer em busca de uma palavra que lhe alivie a consciência e lhe afaste o temor do mal.
         Deixar a bíblia aberta em um canto qualquer – sem poder algum - é o mesmo que abandonar um prato com as mais ricas iguarias. Nenhum alimento tem valor, se não for ingerido com a finalidade de satisfazer as necessidades do corpo.
         Você, que conhece as vantagens de uma boa alimentação para o seu corpo, e sabe das conseqüências de uma alimentação inadequada, tem consciência do risco que você esta correndo em não alimentar – e corretamente - o seu espírito?                                   


Fundamentos bíblicos:                                              
Deuteronômio 8.3;Deuteronômio 29.29;Eclesiastes 2.4;Eclesiastes 3.12-13;Eclesiastes                6.7a;Eclesiastes 8.15;Ezequiel 2.8;Ezequiel 3.3;Hebreus 5.11-14;Salmo 1;Salmo 119.97-100; Salmo 119.165                                                     


Glossário:Anorexia: redução ou perda de apetite; inapetência.


Este texto faz parte da coletânea Alma Nua de Ivo Crifar, pela editora Baraúna.
Ivo Crifar
Enviado por Ivo Crifar em 03/10/2007
Reeditado em 22/09/2011
Código do texto: T679204
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Ivo Crifar - www.ivocrifar.prosaeverso.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ivo Crifar
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
231 textos (13941 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 02:44)
Ivo Crifar