Artur Silva, no "Canto da Sala" e a Educação guarabirense (I): Na escola John Kennedy

A noite do último dia 28 de setembro foi marcante na Escola Estadual John Kennedy, localizada no Bairro Novo em Guarabira. Na ocasião, ambas as turmas de terceiro ano do Ensino Médio (EJA) entrevistaram o compositor-cantor, ator e poeta Artur Silva, uma das figuras mais importantes do cenário poético-musical e cultural da cidade "Rainha do Brejo Paraibano". Ele se destaca também por ser o autor de um projeto audacioso, inovador e criativo que envolve arte, cultura e educação: "No Canto da Sala", apresentado em salas de aula de uma infinidade de escolas locais, onde são declamadas poesias, músicas de compositores guarabirenses são interpretadas, cordéis são lidos, encenações teatrais são vistas, palestras são proferidas... Tudo em perfeita harmonia e interatividade com o alunado. Esse projeto está na ativa há oito anos, comprovando sua credibilidade e respeito entre crianças, jovens e adultos.

Antes de narrar a presença de Artur na escola Kennedy, quero falar um pouco sobre ele. Falar de Artur é falar da assência da poesia, pois seu jeito humilde, amigável e sempre solícito quando o assunto é cultura, transmite muita positividade, otimismo e esperança para todos que o cerca. Ele "é um funcionário público federal, que apesar de ter nascido em João Pessoa, mora há 14 anos em Guarabira. Envolvido com as artes, se destaca entre os melhores cantores de frevos do Nordeste e já compôs músicas que obtiveram sucesso razoável, a nível regional" (Texto de Hilton Gouvêa - Jornal "A União", João Pessoa). O projeto "No Canto da Sala" tem como membros Artur Silva, Duval Freitas, Aligheri Damião, Emanuel Leal, Marcelo Félix e Zenildo Marques.

Conheço Artur Silva desde 1997, quando eu desempenhava as funções de repórter e redator do "Jornal do Brejo" (Guarabira). No ano 2003, ele apresentou, a meu convite, o projeto "No Canto da Sala" no Centro Educacional Ascendino Toscano de Brito (Bairro do Nordeste I). Naquele ano eu estava desenvolvendo um projeto sobre as personalidades guarabirenses: levando-as à sala de aula para que os alunos da turma da 4ª série as entrevistassem. E assim levei a poetisa Marisa Alverga, o vereador João da Cobal, representantes do Corpo de Bombeiros e da área da saúde etc. Encerrando o projeto lá estava Artur Silva declamando poesias junto com os alunos, falando de arte, cantando várias canções juntamente com os alunos... Uma tarde encantadora e inesquecível.

Volto agora ao último dia 28 de setembro. Prontamente Artur atendeu meu convite, sendo muito bem aceito pelos alunos que degustaram a assência de uma verdadeira noite cultural (das 19h30 às 21h30), com muita poesia, declamação de poemas. Escutaram lições de vida, de filosofia, de arte, de educação. Artur falou sobre estruturas de textos em prosa e em verso e declamou o premiado cordel (UFPB, 2006), de sua autoria, "A peleja de um caboclo em busca do saber".

Foi uma noite ímpar. Daquelas que ficam marcadas para sempre. Estou muito feliz por ter cumprido a missão. Acredito que educação é isso: uma integração entre a arte e a cultura. Educação sem cultura não é educação; educação sem cultura não é educação. Ambas comungam da mesma essência.

Fico torcendo cada vez mais pelo sucesso de Artur Silva. Que o mesmo possa brilhar muito mais no cenário artístico-cultural paraibano. Criatividade e força de vontade ele tem de sobra. É um talento vivo, afinal já gravou três CDs, todos obtendo total aceitação pela crítica paraibana e guarabirense. Seus trabalhos são: "Bumbá, a Saga de um Boi" (CD para público infantil); "O Mascarado Chegou" (para os adolescentes) e "No Canto da Sala 1" (para todos os públicos). Certamente, muitos outros estão por vir. É um compositor-cantor premiado, a exemplo do "XII Festival MPB SESC" / João Pessoa (1998), quando conseguiu um honroso 2º lugar (júri da crítica), com a composição "Coco de mão".

André Filho Guarabira
Enviado por André Filho Guarabira em 05/10/2007
Reeditado em 12/10/2023
Código do texto: T681123
Classificação de conteúdo: seguro