LAVAGEM CEREBRAL

Comentando trivialidade típica do "senso crítico" produzido em nossas primorosas instituições de ensino :

"Os alunos do Olavo de Carvalho sofreram uma lavagem cerebral"

COMENTÁRIO

"Lavagem cerebral" é correntemente um termo de discurso metonímico, uma expressão-valise que não remete a absolutamente nada da realidade, tem como única finalidade, como todo termo de discurso metonímico, despertar certas reações emocionais na audiência à qual se dirige, como adesão ao ponto de vista exposto, revolta em relação àquilo que se pretende condenar, etc.

A verdadeira "brain washing", tal qual o mundo a conheceu, na época da Guerra da Coréia, não constitui, hoje, a forma mais eficaz de subjugar a vontade do indivíduo, embora traços dessa técnica sejam encontrados na dinâmica das seitas ( o exemplo clássico são as testemunhas de jeová, mas há outros).

De modo que seria interessante descobrir que os tais alunos de Olavo de Carvalho sofreram "lavagem cerebral" ...mas seria infinitamente mais didático saber como alguém chegou a essa conclusão (ou descoberta, ou intuição).

***

"Eles costumam pregar a volta da ditadura e apoiar um governo despótico em pleno século xxi, o que, a meu ver significa lavagem cerebral num tempo que temos a internet e as pessoas tem maior acesso ao conhecimento e se deixaram ludibriar por um discurso medieval e retrógrado. O qual não cabe aos dias de hj. Discursos negadores das conquistas democráticas."

COMENTÁRIO

Não está claro se a referência é a algo que foi realmente afirmado dessa forma, "volta da ditadura", mas suponho que entre os alunos do Olavo de Carvalho eles se refiram aos regimes (no plural, observe) militares como consequência de um contra-golpe, acho que é esse o termo, e dificilmente alguém daquela turma vai usar a palavra "ditadura" para falar do período 1964-1985...

...posso estar enganado, mas "volta da ditadura" não é bem o tema típico de alunos do Olavo de Carvalho...

Seria esclarecedor definir o que foi chamado de "discurso medieval", também, bem como o que estamos chamando, aqui, de "conquistas democráticas".

Sobre "retrógrado" e "retrocesso" a coisa é ainda mais grave, pois pressupõe conhecimento de um futuro hipotético, a partir de cujo vislumbre todas as ações do presente podem ser legitimadas -- toda "solução final" tem seu estágio de denúncia de "retrocesso"...

.

Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 14/12/2019
Código do texto: T6818816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.