Introdução à metafísica

Existe uma discordância, por parte dos filósofos, quanto ao objetivo da metafísica. Para Aristóteles, este objetivo envolve a tentativa de identificar a que tipo de categoria as coisas pertencem e esclarecer as possíveis relações entre estas categorias. Racionalistas dos séculos XVII e XVIII, contudo, adicionaram temas como o livre-arbítrio, a distinção entre corpo e mente (problema mente-corpo) e imortalidade da alma. Para os empiristas e para Kant, tanto aristotélicos quanto racionalistas cometeram um erro, já que a própria estrutura mental humana impede o homem de conhecer o real tal como ele é. Apesar de problemática, conforme verá o leitor enquanto a leitura avança, é a concepção de Kant que conta com defensores até os dias de hoje.

A natureza da metafísica - algumas reflexões históricas

Dizer o que é a metafísica não é fácil. A disciplina conta com um grande número de diferentes abordagens, métodos e até objetos de estudo, acumulados ao longo de mais de 2000 anos.

Para começar a esclarecer essa trajetória, o autor explica Aristóteles. Para a primeira concepção do filósofo, o objetivo da metafísica é tão singular quanto seu objeto de estudo: a identificação da causa primeira (deus). E aqui já se percebe que a metafísica assume duas características que não são vistas em nenhuma das outras ciências: ela estuda o imaterial e, por conta disso, tem de provar a existência do seu próprio objeto de estudo.

[...]

Continue lendo no meu blog: https://blog-alexandria.com/filosofia/resumos/2019/metafisica/introducao-a-metafisica/introducao-a-metafisica/