Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Economia Brasileira

Na época da Independência, na verdade no ano após sua declaração, em 1822, a população brasileira era estimada em 3,9 milhões de habitantes, doa quais 1,2 milhão eram escravos. Considerando-se a imensidão territorial do país em relação ao número de habitantes e as dificuldades de comunicação que ainda existiram durante todo o século XIX, é um fenômeno históricp notável que o país não tenha sido dividido em países independentes menores, como ocorreu com o império hispano-americano.
Durante o século XIX, o Brasil adptou-se facilmente à ordem econômica controlada pela Grã-Bretanha, que se tornou o núcleo do centro industrial do mundo, trocando seus produtos manufaturados e matérias-primas do exterior, ou seja, de países cujas economias eram completamente dependentes da exportação dos mesmos.
O Brasil tornou-se um típico exemplo de tais países, pois sua economia dependia de um importante produto primário de exportação, o café.

O CICLO DO CAFÉ

Embora o café tenha sido introduzido no Brasil no início do século XVIII, ele foi cultivado primeiramente com uma especialidade e era consumido principalmente nas residências e nos cafés das mais importantes cidades européias.Com a melhoria dos padrões de vida na Europa e América do Norte, resultado do progresso ocasionado pela revolução industrial, o consumo de café intensificou-se rapidamente.
Escritor do coração
Enviado por Escritor do coração em 11/10/2007
Código do texto: T690519
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Escritor do coração
Itu - São Paulo - Brasil, 28 anos
25 textos (45057 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/12/17 21:35)