Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Há 15 anos estamos sem Ulysses Guimarães

No dia 12 de outubro de 1992, há 15 anos atrás, Ulysses Guimarães foi vítima de um acidente aéreo que foi fatal não só para ele mas também para parte da política brasileira. Ele morreu no exercício da atividade que fez da sua vida um exemplo para todos o brasileiros.

Começou a sua trajetória na militância estudantil, onde já demonstrava grande capacidade de liderança. Foi deputado estadual em 1947 e por 11 vezes ocupou o posto de deputado federal.

Foi um dos lideres da luta por eleições diretas à Presidência da República. Lutava pelo direito a liberdade como fator primordial para as transformações no Brasil.

Para os mais novos, fica a lembrança da promulgação da nossa Carta Magna. Ele presidiu a Assembléia Nacional Constituinte com maestria e conseguiu entregar ao pais uma constituição feita por pessoas eleitas pelo povo depois de anos de ditatura militar.

Neste dia, não lembramos apenas do homem mas principalmente das suas atitudes que muito contribuiram para ajudar o país a sair de uma das épocas mais sombrias da sua história. São essas lembranças que nos dão força para levantar a cabeça e acreditar em dias melhores, longe da influência dos Renans, Delúbios e outras tantas figuras nefastas da política de hoje.
Roberto Litel
Enviado por Roberto Litel em 12/10/2007
Código do texto: T691946
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Roberto Litel
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 41 anos
3 textos (416 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/12/17 03:10)
Roberto Litel