OQUE FAZER QUANDO DEUS NÃO RESPONDE

Oque Fazer Quando Deus Não Responde?

...

Quem nunca se encontrou em um momento de dificuldade e fez pra si mesmo as seguintes perguntas: “Até quando?”, “Será que eu nasci só para sofrer?”, “Porque isso acontece só comigo?”. Perguntas que constantemente rondam a nossa mente e o nosso coração. É importante lembrar que o agir de Deus independe da nossa compreensão. Deus não é limitado, nós é que somos. Ele é perfeito em tudo que faz. Abaixo seguem algumas referências bíblicas, sobre isso.

“Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".

João 13:7

Então Jó respondeu ao Senhor: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Jó 42:1,2

Vale a pena lembrar que mesmo sendo Cristãos, não estamos imunes às provações, tempestades, desprezos, agruras, aos problemas e outras coisas mais. As provações nos ensinam muito, elas nos fazem mais fortes. Elas nos preparam sempre para a próxima provação, sempre haverá um próximo problema. A vida NÃO É um mar de rosas. Foi o próprio Jesus Quem disse: “No mundo tereis aflições mas tende bom animo. Eu venci o mundo.”

Se nós estivermos nele e se as suas palavras estiverem nós tudo nos será feito. Eu quero compartilhar com você algumas coisas que eu tenho aprendido nesses dias que tem se passado. Deus tem me dado algumas experiências que eu vou levar para minha vida toda e sei que nunca mais vou esquecer delas.

Gostaria de dizer que estou passando por um problema que nunca imaginei passar. De algum tempo pra cá, conversando com uma profissional, admiti pra mim mesmo. Sofro de ansiedade. Eu gostaria de esclarecer que ansiedade não é frescura. Ansiedade não é uma coisa que você faz para “se aparecer”, “se vitimizar” ou “se fazer de coitadinho”. Ansiedade não são atitudes que você toma querendo chamar atenção de alguém, não! Ansiedade é algo grave e muito sério.

Há quem diga que a ansiedade é o mal do século mas não é. A Bíblia fala través da boca do apóstolo Paulo na carta aos Filipenses sobre ansiedade:

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:6,7

O apóstolo Pedro também diz na sua primeira carta:

"Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." 1 Pedro 5:6,7

A ansiedade nos tira o sono, tira a paz, tira de nós o descanso, tira de nós a concentração. A ansiedade provoca no ansioso impaciência por qualquer coisa, irritabilidade, e ela faz com que o ansioso perca o foco, tenha dificuldade de concentração e isso pode prejudicar num relacionamento, no trabalho, no convívio com amigos, familiares e assim por diante. A pior coisa para um ansioso é ficar sem resposta de uma pergunta que o mesmo fez.

Eu, por natureza, sempre fui impaciente com certas coisas, e isso piorou com a ansiedade.

Deus está me fazendo aprender a esperar. Ultimamente eu tenho orado bastante, tenho falado muito com Deus e tenho acordado nas madrugadas para falar com Ele. Tenho implorado, suplicado respostas dEle para as situações que eu tenho vivido mas Ele continua em silêncio. Ele continua sem abrir a boca.

Em alguns momentos eu tenho pensado em desistir, mas nessas horas, eu lembro de tudo o que Jesus fez por mim, respiro, e continuo vivendo. Eu pude entender passando por esse problema, por essa dificuldade, que Deus tem que estar acima de tudo na nossa vida.

Se nós não confiamos nEle e se não tivermos Ele como prioridade, como primazia na nossa vida, como exclusividade no nosso coração, nada vai dar certo, nada vai sair do lugar, nada vai andar e a gente vai patinar, patinar, e patinar e continuaremos no mesmo lugar.

Outra coisa que Deus está trabalhando no meu coração é o fato de que por muito tempo eu vivi tendo a necessidade da aprovação de terceiros para ser feliz. Ou seja, queria ser o centro das atenções em tudo, aonde quer que eu chegasse, aonde quer que eu andasse eu gostava que todos olhassem para mim.

Gostava muito de ser elogiado em tudo o que eu fazia e, até dois anos atrás, vivia rodeado de “amigos” rodeado de pessoas com quem eu “poderia contar” mas, na realidade eu tenho aprendido que amigo mesmo só existe um. O nome dele é Jesus! Ele sim continua conosco independentemente da situação financeira, da situação psicológica, ou da situação emocional que a gente esteja enfrentando.

Na nossa vida nós vamos crescendo e acumulando coisas e chega um momento que nós olhamos para Deus e dizemos: Deus me dá isso, me dá aquilo, me dá aquilo outro e vamos acumulando coisas. Mas chega um tempo em que a gente acumula tanto que acabamos deixando Deus de lado. E aí Ele já não é mais a prioridade no nosso coração.

A gente deixa Deus por último, lá embaixo, lá no fundo, e vamos acumulando coisas. Só que nessa vida há um tempo para tudo. Tudo passa e chega um tempo que tudo aquilo que acumulamos vence o prazo de validade e vai saindo.

Sai uma coisa, sai outra, e de repente a gente se encontra no fundo do poço e sem nada, sem amigos, sem atenção, sem carinho, sem afeto, sem familiares. Mas lá no fundo do poço a gente encontra Jesus, sim, aquele mesmo que a gente deixou por último, lá embaixo. Mesmo sendo ingratos com Ele, Ele permanece lá. Entendi que Nessa vida tudo se resume a Jesus, tudo se resume a Deus.

Quando Deus não responde, é o momento de baixarmos a cabeça e esperar, sim, só esperar, apenas esperar. Escrevo isso com muita dificuldade pois, como escrevi acima, sou impaciente. Está sendo muito difícil.

Quando se fala em sofrimento, a primeira pessoa que lembramos relacionada a Bíblia é Jó. Lendo, relendo, e relendo o seu livro pude entender que durante dez anos Jó sofreu e Deus se manteve sem silêncio. Porém chega um dia que Jó se cala e nessa hora, Deus se apresenta e ele e o Responde.

Precisamos entender que o fato de Deus estar em silêncio, o fato de Deus não nos responder na hora que a gente espera, não significa que ele não nos ouve. Ele sempre está atento as nossas súplicas!

Oque fazer quando Deus não responde?

Continue orando, clamando, suplicando. Pode ter certeza que não será em vão. Isso tudo vai passar, eu e você vamos dar a volta por cima de tudo. Logo a tempestade passará, as nuvens cinzas irão embora e o sol voltará a brilhar!

Apenas confie que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!

Graça e Paz!

Silvio A Vargas.

Silvio A Vargas
Enviado por Silvio A Vargas em 11/05/2020
Código do texto: T6944523
Classificação de conteúdo: seguro