IMPORTÂNCIA DO PRIMORAMENTO 
       DO   ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA    

 

     O nosso idioma é instrumento necessário no aprendizado de qualquer disciplina escolar; entretanto, vemos, com freqüência, professores de outras disciplinas, que não a Língua Portuguesa, cmentarem que seus alunos não sabem “nem ao menos escrever”. E na imprensa – falada ou escrita – não são raros os comentários sobre as “barbaridades” que aparecem nas provas de Português, em exames vestibulares e até mesmo em concursos de nível superior.

     É evidente, bem o sabemos, que compete especificamente aos professores de Língua Portuguesa esclerecer e aperfeiçoar os meios de comunicação mediante um ensino mais eficaz das técnicas básicas da linguagem: Ler – Escrever – Ouvir – Falar. É necessário que o instrumento fundamental do aluno – a língua – se desenvolva  e se aperfeiçoe de modo que ele se expresse – fale e escreva – com correção e clareza e compreenda – leia e ouça – com eficiência e justeza.

     .Entretanto,este aprimoramento, cuja necessidade é por todos reconhecida, deve contar com a colaboração de todos os professores, sejam quais forem as disciplinas por eles ministradas. A técnica da leitura, a ortografia e a amplitude do vocabulário devem constituir, forçosamente, responsabilidade de todos os mestres.

     Tudo o que o aluno aprende na escola é através da linguagem – oral ou escrita – necessidade extrema do domínio da linguagem para entendimento das idéias a serem apreendidas, pois, existe uma íntima correlação entre a habilidade para a leitura e o manejo correto do idioma. Invariavelmente, quem lê melhor, fala e escreve melhor. A pessoa que não domina a técnica da linguagem – oral ou escrita – dificilmente poderá ter êxito em qualquer ramo do Saber. Se ela não sabe expressar suas idéias e seus ideais, seu trabalho será improfícuo.

     Também a linguagem escrita é responsabilidade de todos os professores, embora durante longo tempo se tenha pensado que a ortografia era responsabilidade única e exclusivamente de quem ensina o Português. É claro, bem o sabemos, que o estudo da ortografia, da gramática e a literatura são atribuições específicas do professor de Português; porém, os termos do vocabulário científico, técnico e filosófico são da responsabilidade dos professores de cada ramo,bem como a eles deve caber também a correção dos erros de ortografia em geral.

     Assim sendo, cabe  a todo professor preparar seus alunos para tomarem parte ativa na discussão oral de qualquer de qualqer questão, como também exercitá-los na leitura,pois, é função primordial da escola proporcionar aos educandos o manejo correto e eficiente do idioma pátrio.

     Se todos os professores trabalhassem unidos nestes problemas da linguagem, certamente, os jovens aperfeiçoariam o domínio da Língua e, forçosamente, seu nível cultural se elevaria cada vez mais. 

     Aqui fica, pois, um apelo : que todos os mestres e alunos se congreguem num esforço comum em prol do aprimoramento da linguagem, sem o qual todo estudo se torna difícil e, o aperfeiçoamento, problemático, pois, quem não domina a técnica da linguagem – oral ou escrita – dificilmente poderá triunfar na vida.

     Evidencia-se, assim, o excepcional valor do ensino da nossa língua materna, este meigo e doloroso idioma, esta

      “Última Flor do Lácio,inculta e bela,

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       E em que Camões chorou, no exílio amargo,

      O gênio sem ventura e o amor sem brilho.”
                                ( Olavo Bilac)

 

 

                                                    (Artigo)
                                                                                            

       

Alda Corrêa Mendes Moreira
Enviado por Alda Corrêa Mendes Moreira em 17/10/2007
Reeditado em 04/12/2008
Código do texto: T697388