González Pecotche e a Logosofia

González Pecotche e a Logosofia

A Logosofia surge na República Argentina no ano de 1930, quando foi criada a Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana em 11 de Agosto, na cidade de Córdoba, com o objetivo de difundir os novos conhecimentos. Logo se expandiu por toda a Argentina, Uruguai e Brasil.

González Pecotche, sempre à frente do movimento, trabalhou incansavelmente na criação e edição de livros e revistas. Proferiu palestras e assistiu o surgimento de inúmeras filiais daquela que era para ele uma Escola de Adiantamento Mental, pois proclamava a possibilidade de cada ser humano poder ser seu próprio redentor, ao invés de entregar sua vontade e inteligência aos mercadores da Verdade.

A produção literária foi acelerada e a mensagem da Logosofia chegou a muitos pontos do planeta. A tímida escola de Córdoba alcançou contornos mundiais. Milhares de pessoas, em todo o mundo, experimentam hoje os benefícios do estudo, que tem como objetivos principais o aperfeiçoamento individual e a união dos seres humanos.

Por não trazer nenhuma mensagem sensacionalista, nem pretender ser uma panacéia, não secundar nenhum interesse político ou econômico, por ser uma escola de estudo e investigação da figura humana, a Logosofia não penetrou na grande mídia, apesar de conhecida e estudada em inúmeros países na América e Europa.

Na Argentina, Uruguai e Brasil são criados os Educandários Logosóficos, escolas - modelo onde os alunos são também orientados no sentido do desenvolvimento psicológico, moral e espiritual, libertos de preconceitos seculares, os quais têm afastado o ser humano de si mesmo, dos semelhantes e de Deus.

Nascido em 11 de Agosto de 1901 e falecido em 1963, Carlos Bernardo González Pecotche transpõe os limites das fronteiras de seu país para se tornar um cidadão universal. O grande legado deixado para seus amigos e discípulos foi o exemplo de uma vida inteiramente dedicada ao enobrecimento da espécie humana.

“A vida do ser humano tem dois grandes objetivos: evoluir em direção à perfeição e tornar-se um verdadeiro servidor da humanidade”, disse certa vez o pensador. Para isto, a Logosofia contribui com conhecimentos essenciais para a mente e sensibilidade humanas.

No despontar do terceiro milênio, quando a Fundação Logosófica completa noventa anos, e as sombras de um século conturbado se desvanecem defronte das luzes de uma nova era, a Logosofia surge com uma mensagem de alento aos espíritos ávidos por mudanças e conhecimentos.

Nagib Anderáos Neto