Presidentes da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA)

A Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA) foi fundada, em 5 de julho de 1990, com a missão de atuar ativamente pela defesa e promoção dos segmentos do comércio e indústria e intermediar a relação com os órgãos públicos, propondo ou reivindicando medidas e projetos que contribuam para o desenvolvimento local.

A ACIPA desde sua criação já contou com 15 empresários ocupando sua presidência de maneira definitiva ou interinamente, sendo eles: Newton Martins Paniago, José Maria Rodrigues (in memoriam), Sadi Cassol, Alan Divino, Ernani Soares de Siqueira, Amilson Soares, Jarbas Luís Meurer, Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva, Wilson Charles Sousa de Seixas, Maria de Fátima de Jesus, Fabiano Roberto Matos do Vale Filho (Fabiano Parafusos), Kariello Sousa Coelho, Thiago Rosa Santiago, Iranilson Ferreira Mota e Joseph Ribamar Madeira.

*--1º Presidente da ACIPA – Newton Martins Paniago*

O Presidente-fundador da ACIPA foi o empresário Newton Martins Paniago.

A fundação da ACIPA aconteceu em 5 de julho de 1990.

(sem informações biográficas)

*--2º Presidente da ACIPA – José Maria Rodrigues*

O segundo presidente da ACIPA foi o empresário José Maria Rodrigues.

Era um pioneiro no comércio de Palmas, atuante no ramo metalúrgico.

Em 1994, a ACIPA organizou seu maior evento – a Feira de Negócios de Palmas (FENEPALMAS), que passou a ser realizada anualmente

José Maria teve atuação em outras entidades. Entre 1996 e 1997, foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Palmas), e era membro do Conselho Consultivo.

Ele faleceu, em 09 de setembro de 2020, vítima de covid-19.

José Maria Rodrigues sempre trabalhou de forma positiva para o comércio crescer e foi um grande exemplo para todos os empresários, deixando um legado de trabalho, compromisso e respeito com o desenvolvimento econômico da capital tocantinense.

*--3º Presidente da ACIPA – Sadi Cassol*

Sadi Cassol é um empresário, gestor público, político e escritor. Nasceu em Ibiraiaras (RS), no dia 15 de julho de 1946. Na cidade natal iniciou sua carreira política na luta pela sua emancipação política e pelo desmembramento do município de Lagoa Vermelha. Na primeira legislatura daquela pequena cidade elegeu-se vereador, aos 21 anos de idade. Pouco tempo depois se mudou para a também gaúcha Veranópolis. Lá, elegeu-se vereador em mais três mandatos e, como presidente da Câmara, chegou a assumir o exercício da prefeitura, com o afastamento do titular por motivo de saúde. Foi por diversas vezes Secretário de Obras, Administração, Planejamento, dentre outros cargos.

Em 1989, mudou-se para o estado do Tocantins, tornando-se um pioneiro atuante em várias entidades e ocupando cargos públicos, tais como: Secretário de Turismo, de Indústria e Comércio, de Ciência, Tecnologia e Cooperação Internacional, e do Meio Ambiente.

Sadi Cassol foi o terceiro empresário a ocupar a presidência da ACIPA, pelo biênio 1995/1996.

Foi também presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e Ouvidor Geral da Prefeitura de Palmas.

Em 2000, ele foi eleito Vereador e na eleição seguinte conquistou a vaga como 1º suplente de senador de Leomar Quintanilha (2003-2010). Neste último mandato, ele assumiu a vaga de senador por mais de seis meses, entre 2009 e 2010.

*--4º Presidente da ACIPA – Alan Divino*

O empresário Alan Divino presidiu a ACIPA pelo biênio 1997/1998.

(sem informações biográficas)

*--5º Presidente da ACIPA – Ernani Soares de Siqueira*

Ernani Soares de Siqueira é natural de Rio do Parnaíba (MG). É casado com Ildete Soares da Penha, com quem tem dois filhos: Ernani Júnior (Juninho) e Hermando (Maninho).

Formado em Administração, é empresário pioneiro de Palmas, fundador e proprietário da Casa São Paulo, desportista, líder classista, político e agropecuarista. É torcedor do Cruzeiro e do Palmas Futebol e Regatas.

Ernani Soares de Siqueira presidiu a ACIPA pelo biênio 1999/2000.

Foi presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-TO, do Clube Palmas Futebol e Regatas, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Tocantins (FCDL).

Foi Secretário da Indústria e Comércio do Estado do Tocantins por dois mandatos e presidente do Diretório Regional do PSDB no Tocantins.

*--6º Presidente da ACIPA – Amilson Soares*

Amilson Soares presidiu a ACIPA pelo biênio 2001/2002.

(sem informações biográficas)

*--7º Presidente da ACIPA – Jarbas Luís Meurer*

Jarbas Luís Meurer é empresário no segmento de materiais de construção. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Estratégias de Gestão – Gestão Empresarial.

Jarbas Meurer foi o sétimo empresário a presidir a ACIPA, durante o biênio 2003/2004.

Foi diretor social da Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL de Palmas, presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Tocantins (ACOMAC), presidente da Federação de Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (FACIET), presidente da Associação Hípica do Estado do Tocantins – Clube do Cavalo, vogal titular da Junta Comercial do Estado do Tocantins (JUCETINS), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e diretor-secretário da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Atualmente, é diretor de Administração e Finanças do SEBRAE-TO.

*--8º Presidente da ACIPA – Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva*

Carlos Humberto é um empresário pioneiro de Palmas, dono da Autovia Fiat.

Ele presidiu a ACIPA pelo biênio 2005/2006.

(sem informações biográficas)

*--9º Presidente da ACIPA – Wilson Charles Sousa de Seixas*

Wilson Charles Sousa de Seixas é natural de Porangatu (GO), formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão de Novas Tecnologias.

Presidiu a ACIPA pelo biênio 2007/2008.

Tem ampla atuação em cargos de gestão. Foi presidente da FACIET, conselheiro de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins, conselheiro do SEBRAE, subsecretário e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura.

*--10º Presidente da ACIPA – Maria de Fátima de Jesus*

Maria de Fátima de Jesus foi a primeira e única mulher a presidir a ACIPA. Seu mandato foi no biênio 2009/2010.

Maria de Fátima de Jesus é natural de Serra do Salitre (MG). É casada e tem três filhos. É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR).

Veio para a cidade de Paraíso com a família, em 1979, quando ainda era Norte de Goiás, onde trabalhou na empresa do pai, Antônio Custódio de Deus. De 1985 a 1999, foi funcionária do Banco do Brasil, pertenceu ainda ao quadro de servidores da Secretaria de Educação de Goiás. Administrou a agência dos Correios e a empresa de sua propriedade, no ramo automobilístico.

Em 1999, mudou-se para Palmas e, desde então, está à frente da rede de Supermercados Quartetto, como sócia-proprietária.

Maria de Fátima tem ativa participação em diversas entidades classistas. Faz parte da diretoria da Associação Tocantinense de Supermercados (ATOS), Associação dos Distribuidores Atacadistas do Tocantins (ADAT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (FACIET) e Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Atualmente é presidente da Câmara das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da FECOMERCIO-TO.

*--11º Presidente da ACIPA – Fabiano Roberto Matos do Vale Filho (Fabiano Parafusos)*

Fabiano Roberto Matos do Vale Filho, popularmente conhecido como Fabiano Parafusos, é um dos empresários mais populares e respeitados no estado do Tocantins.

É mineiro e suas raízes estão na bela e próspera Governador Valadares, cidade situada no Vale do Rio Doce, de onde migrou, em 1992, juntamente com toda sua família, para estabelecer-se em Palmas, construindo uma trajetória de sucesso empresarial.

Formado em administração de empresas pela Faculdade Objetivo de Palmas/TO e pós-graduado em MBA, Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas.

Foi presidente da ACIPA por 8 anos, de 2011 a 2019.

Durante a sua gestão, a FENEPALMAS passou a ser realizada a cada dois anos. Além dessa mudança, a Feira de Negócios de Palmas bateu todos os recordes de participantes, investimentos e negócios firmados.

Fabiano Parafusos foi o 1º Presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (CIDEP). Ocupou também o cargo de vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (SINDUSCON-TO), vice-presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Tocantins (ACOMAC); e tem participação ativa em diversas entidades, como: Conselho Deliberativo do SEBRAE, Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) do Estado do Tocantins e Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL-Palmas).

Atualmente é o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET).

*--12º Presidente da ACIPA – Kariello Sousa Coelho (interino)*

Com afastamento do empresário Fabiano Parafusos, em dezembro de 2015, para os preparativos das convenções partidárias que antecediam as eleições municipais do ano de 2016, Kariello Sousa Coelho assumiu a presidência da ACIPA.

Kariello Sousa Coelho é natural de Porto Nacional (TO), casado, tem três filhos e reside em Palmas desde 1996. Formado em Direito e pós-graduado em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Foi bancário por 5 anos e atuou por 11 anos em uma indústria farmacêutica em Palmas. No ramo dos negócios desde 2007, conta com franquias de segmentos diversos.

*--13º Presidente da ACIPA – Thiago Rosa Santiago (interino)*

Fabiano Parafusos estava licenciado e a saída de Kariello Sousa Coelho, em fevereiro de 2016, para estar à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego deu oportunidade para Thiago Rosa Santiago assumir a presidência da ACIPA.

Thiago Rosa Santiago permaneceu no cargo até novembro de 2017, quando Fabiano Parafusos retornou à liderança da ACIPA.

(sem informações biográficas)

*--14º Presidente da ACIPA – Iranilson Ferreira Mota (interino)*

Com o afastamento de Joseph Madeira para concorrer nas eleições municipais como vice-prefeito na chapa de Eli Borges, em setembro de 2020, o professor e administrador Iranilson Ferreira Mota assumiu a presidência da ACIPA.

Iranilson Ferreira Mota é natural de Araguatins (TO). Graduado em Administração, pós-graduado em Empreendedorismo, MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial, Mestre em Administração de Empresas e Doutorando em Administração.

Palestrante, consultor empresarial e educacional, educador universitário e empresarial é autor da obra “Estudo do Perfil Empreendedor dos Administradores do Tocantins”.

Tem ampla experiências em cargos de gestão: gerenciou o sistema de gestão da qualidade da SANEATINS, foi secretário executivo da FACIET, comandou o setor de orçamento, planejamento e gestão do SESI e trabalhou como gestor de negócios no Banco Bradesco.

Atualmente, é presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), vice-presidente da ACIPA e Superintendente de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (SICS).

*--15º Presidente da ACIPA – Joseph Ribamar Madeira*

Joseph Madeira é o atual presidente da ACIPA, eleito para o quadriênio 2019/2022.

Nasceu no dia 15 de novembro de 1966 no município de Penalva (MA). Chegou ao Tocantins em 29 de abril em 1994, onde consolidou uma brilhante carreira.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Marketing pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (Faculdade Objetivo de Palmas).

Além de presidir a ACIPA, Joseph Madeira é presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, de Transporte de Valores, de Cursos de Formação e de Segurança Eletrônica do Estado do Tocantins (SINDESP-TO) e do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão-de-obra do Estado do Tocantins (SEAC-TO).

Joseph Madeira tem a enorme reponsabilidade de levar adiante o legado da ACIPA que está perto de completar 31 anos de história, com relevantes contribuições para o fortalecimento do segmento empresarial e promoção do desenvolvimento econômico de Palmas.

BIBLIOGRAFIA:

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. 2021. Diretoria Executiva – Maria de Fátima de Jesus. Disponível em: https://www.abras.com.br/abras/entidade/diretoria-executiva/

ACIPA. 2021. Diretoria da ACIPA. Disponível em: http://acipa.org.br/index.php/diretoria/

AFNOTÍCIAS. 2020. Pioneiro no Tocantins, empresário que presidiu a CDL morre vítima de covid-19 em Palmas. Disponível em: https://afnoticias.com.br/cidades/pioneiro-no-tocantins-empresario-que-presidiu-a-cdl-morre-vitima-de-covid-19-em-palmas

AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS. 2013. Missão leva empresários de Tocantins à China. Disponível em: http://www.to.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/TO/missao-leva-empresarios-de-tocantins-a-china,813acd8ca8906410VgnVCM1000003b74010aRCRD

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://cacb.org.br/

CDL-PALMAS – Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.cdlpalmas.com.br/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://cfa.org.br/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CLEBER TOLEDO. 2018. Dos campos gaúchos a Palmas e ao Senado: a vibrante história de Sadi Cassol nesta Terça Literária. Disponível em: https://clebertoledo.com.br/viver-to/dos-campos-gaucho-palmas-e-ao-senado-vibrante-historia-de-sadi-cassol-nesta-terca-literaria/

CONEXÃO TOCANTINS. 2009. Sadi Cassol toma posse e reforça parceria com o governo federal segundo o governador. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2009/09/22/sadi-cassol-toma-posse-e-reforca-parceria-com-o-governo-federal-segundo-governador

CONEXÃO TOCANTINS. 2010. Ernane é confirmado como novo Secretário de Indústria e Comércio e Andrea Noleto vai para o IGEPREV. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2010/12/08/ernane-e-confirmado-como-novo-secretario-de-industria-e-comercio-andrea-noleto-vai-para-o-igeprev

CONEXÃO TOCANTINS. 2015. Pedro Ferreira e Fabiano do Vale são reeleitos para presidência da federação das associações comerciais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2015/06/05/pedro-ferreira-e-fabiano-do-vale-sao-reeleitos-para-presidencia-da-federacao-das-associacoes-comerciais

CONEXÃO TOCANTINS. 2018. Joseph madeira e confirmado para representar Acipa em composição de chapa única. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2018/10/29/joseph-madeira-e-confirmado-para-representar-acipa-em-composicao-de-chapa-unica

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.crato.org.br/

FACIET – Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins. 2021. Facebook Faciet. Disponível em: https://www.facebook.com/faciettocantins/

FECOMÉRCIO-TO - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.fecomercioto.com.br/

FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.fieto.com.br/

FOLHA CAPITAL. 2019. Chapa "Quem conhece confia" é eleita para o mandato 2019-2022 da Faciet. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/8579/chapa-quem-conhece-confia-e-eleita-para-o-mandato-2019-2022-da-faciet

GAZETA DO CERRADO. 2017. Amastha anuncia novos secretários. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/amastha-anuncia-novos-secretarios-coimbra-vai-para-secretaria-de-governo-e-pastor-joao-campos-e-o-subrefeito-da-regiao-sul/

JORNAL DO TOCANTINS. 2020. Morre empresário José Maria, ex-presidente da CDL de Palmas - Jornal do Tocantins. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/vida-urbana/morre-empres%C3%A1rio-jos%C3%A9-maria-ex-presidente-da-cdl-de-palmas-1.2112612

JORNAL OPÇÃO. 2016. Entrevista Karielo Souza Coelho “Tem candidato a prefeito que não conhece nada de Palmas”. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/tocantins/tem-candidato-prefeito-que-nao-conhece-nada-de-palmas-72623/

OGIRASSOL. 2010. Fátima do Quartetto – 1ª mulher na presidência da ACIPA será empossada nesta terça. Disponível em: https://ogirassol.com.br/ultimas/fatima-do-quartetto--1a-mulher-na-presidencia-da-acipa-sera-empossada-nesta-terca

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL STYLO. 2010. Associação Comercial e Industrial de Palmas elege nova diretoria nesta terça-feira. Disponível em: https://www1.portalstylo.com.br/noticia-9605-associacao-comercial-e-industrial-de-palmas-elege-nova-diretoria-nesta-terca-feira

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário HENRIQUE LÁZARO LOPES CARDOSO. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário JOSEPH RIBAMAR MADEIRA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7103022

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Empresário FABIANO ROBERTO MATOS DO VALE FILHO (Fabiano Parafusos). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7212227

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Empresário Sadi Cassol. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7203853

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador IRANILSON FERREIRA MOTA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7174217

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes do Conselho Regional de Administração do Estado do Tocantins (CRA-TO). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7273747

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7175676

SEBRAE-TO - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 2021. Sebrae no Tocantins. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/to?codUf=24

SECOM. 2005. Governador prestigia posse da nova diretoria da Acipa. Disponível em: https://secom.to.gov.br/noticias/governador-prestigia-posse-da-nova-diretoria-da-acipa-5215/

SICS – Secretaria de Industria, Comércio e Serviços do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://sics.to.gov.br/

SIMAM/TO - Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do estado do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.sindicatodaindustria.com.br/noticias/2018/08/72,127630/simam-to-em-araguaina-promove-workshop.html

SINDIMÁQUINAS-TO - Sindicato do Comércio Varejista Máquinas e Equipamento, Peças e Acessórios para uso na Agropecuária do Estado do Tocantins. 2015. Idemar José Ferreira (Vice-presidente). Disponível em: http://sindimaquinas-to.sicomercio.org.br/idemar-jose-ferreira

SINDIMÁQUINAS-TO - Sindicato do Comércio Varejista Máquinas e Equipamento, Peças e Acessórios para uso na Agropecuária do Estado do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://sindimaquinas-to.sicomercio.org.br/

SINDUSCON-TO – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins. 2021. Site Oficia. Disponível em: http://www.sindicatodaindustria.com.br/sindusconto

SURGIU. 2011. Eleito nesta terça, 05, com a chapa revitalização do novo presidente da FACIET, Sr. Pedro Ferreira empresário do setor moveleiro de Paraíso do Tocantins. Disponível em: https://surgiu.com.br/2011/07/06/eleito-nesta-ter%C3%A7a-05-com-a-chapa-revitaliza%C3%A7%C3%A3o-do-novo-pre/

WIKIPÉDIA. 2021. Administração. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Sadi Cassol. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sadi_Cassol

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior