Educação para índigos

TEXTO DO DIA 30/01/2009

Nesta quinta-feira, a Livraria Cultura do Bourbon Shopping Pompéia promoveu o 9º Seminário de Educação e Orientação ao Índigo. Estiveram presentes o Dr. Américo Canhoto, que falou sobre a saúde da criança; a psicóloga Valdeniza Sire Savino que falou sobre os diversos índigos de ontem e de hoje; e da pedagoga que discursou sobre nova abordagem da educação em sala de aula, Maria de Lourdes Canova.

Segundo Américo Canhoto, nos últimos anos as crianças apresentaram mudanças rápidas em seu desenvolvimento, com um potencial maior do que seus pais para o aprendizado. De acordo com Américo, a grande dificuldade que estas crianças enfrentam é que em nossa sociedade há o predomínio do negativismo. Para ele 50% das doenças são fruto de aprendizado, onde são usadas para atrair atenção. Muitos filhos recebem mais atenção de todos quando estão doente e consciente entende: "Oba, ficar doente é bom!". Américo Canhoto adverte que em casos de doenças é preciso analisar: "o que quer ganhar com isso? Quem quer punir?"

Canhoto informou que estudos comprovam que um dia no ano passado tinha 15 horas, 43 minutos e alguns segundos. Está havendo uma aceleração planetária, há um excesso de informação e estímulo, provocando ansiedade e medo. Junte-se a isso uma alimentação inadequada com muito açúcar, farinha de trigo e cafeína; uma vida sedentária e a ambientes domésticos menores. E o corpo reage de acordo com nossos pensamentos.

Canhoto enfoca outro grande problema da educação atual, que é a família transferir a educação da criança para a escola. Elas chegam sem referências e sem limites. Para melhorar a forma de educação destas crianças Canhoto propõe que haja um diagnóstico precoce, uma reorganização familiar e também uma reformulação do sistema educacional.

Como dicas para a saúde ele coloca a meditação, que deve ser ensinada já nos primeiros anos de vida; respiração abdominal profunda; eliminar o açúcar, farinha de trigo, cafeína e uma atividade física regular.

-------------------------------------------------------------------

A psicóloga Valdeniza Sire Savino em sua palestra abordou que o índigo tem um comportamento diferente. "Já tivemos vários índigos em nossa história, como James Dean, Marlon Brandon, Beatles, Gandhi, Renato Russo, Gonzaguinha.