Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A importancia do livro no Brasil no século XXI

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NO BRASIL NO SÉCULO 21



Nos dias atuais é de suma importância a leitura, porque ela expressa e auxilia a organização de idéias e pensamentos, que em conseqüência proporciona aprendizado acadêmico ou não. O livro seja ele de qual estilo for; sempre lhe dará: prazer, repulsa, aversão, encantamento, alegria bem como outros estados de espírito e de um modo geral ensinamentos.
Desde os tempos mais remotos, que as palavras e pensamentos contidos nos livros são sem sombra de dúvida, as maiores e melhores formas das pessoas se comunicarem. No século atual, em face de imensa facilidade de riqueza tecnológica existente que leva as editoras a publicarem centenas de livros, e tal fato gera uma explosão de livros em todo mundo. No Brasil, particularmente o custo de publicação, face os impostos nele contido torna o seu preço muito alto em relação a outros países, mesmo assim, a cada dia cresce o número de escritores no País e eles com seus livros enfatizam com seus trabalhos uma nova forma de pensar. Quem ler muito, quase sempre adquire o dom da palavra devido a sua capacidade de discernimento literário. E com esse dom pode em curto espaço de tempo reunir milhões a sua volta e fazê-los caminhar pelas ações dos seus pensamentos filosóficos e vontades, como por exemplo: o Nazismo e o Fascismo só tiveram sucesso devido ao grande poder de persuasão que os seus líderes tinham. Eles faziam de suas falas a principal arma que cativaram e arrastaram milhões de pessoas para a derrocada e destruição.O Brasil precisa de leitores, porque face sua grandiosa população é notório e salta aos olhos, que o desenvolvimento educacional e intelectual de seus filhos é diretamente proporcional a educação recebida e a leitura é a mola mestra que tirará o País do abismo da escuridão literária. O século 21 é notadamente o das idéias que impulsiona o ser humano para frente e o apavora devido os excessos de guerras e doenças que surgem a cada dia, porém, imagens e palavras contidas nos livros são formas poderosas do ser humano expressar o seu pensamento e no momento atual que há globalização cada dia faz criar novas invenções que levam as civilizações a se aprofundarem em busca de novas tecnologias, ela fez aproximar os comércios e indústrias internacionais, reduziu as distancias entre Nações através de possantes aeronaves ou a utilização de meios de comunicações que cujas mensagens atravessam o mundo em frações de segundos e com a utilização da tecnologia que proporcionou o surgimento da internet fez o Mundo está on line. E o homem, ser mais inteligente de nosso Planeta Terra, busca sempre uma forma de caminhar em largos passos e escala ao encontro de novos ideais que tornará sua fonte de felicidade e os livros com seus ensinamentos neles contidos, sem sombra de dúvida, é uma das vertentes que proporciona e faz abrilhantar um caminho em que a tríade faz andar e crescer paralelamente. O livro, o homem e o produto de suas criações.
Ler é caminhar na estrada que nos leva à ideais inimagináveis! Entretanto, nos humanos, que somos os seres mais inteligentes, estaremos sempre a utilizar as palavras como nossa principal fonte de comunicação em qualquer época de nossa existência. Os pensamentos contidos nos livros, a bem da verdade, são códigos que são previamente explicitados os seus significados e quando reunidos formam palavras, frases e orações e no momento atual podemos perceber a avalanche de livros que foram escritos e os que foram escritos nos nossos presídios, os quais muitos dos críticos consideram como sendo os maiores autores de nossa literatura atual e os conteúdos neles contidos que são verdadeiras denúncias contra a atual exclusão social, porém em termos de códigos, não são mais que palavras e aí temos novamente o poder da palavra escrita como forma de denunciar uma situação existencial e a lógica narrativa dos manuscritos são as vivências próximas à escrita, algo que quase não se verifica no mundo fora das grades.
No atual momento que a violência é uma das maiores preocupação de nossa sociedade, as denuncias através das palavras sejam elas escrita, falada ou televisada torna cada vez maior o poder de seu uso, seja para fins benéfico ou maléfico para sociedade.
Portanto, nada mais justo que incentivarmos nossas crianças, os nossos jovens e o povo brasileiro para a leitura de livros, porque analiso que sua função principal neste século, cujas as pessoas estão com suas mentes por demais aceleradas devida a avalanche de informação que são recebidas diariamente, é dotar seus leitores de uma visão crítica e proporcionar uma inclusão social mediante os conhecimentos neles adquiridos. Então, julgo ser a principal lição que os livros nos proporciona.


                                                           Farick



                               
Farick
Enviado por Farick em 03/11/2007
Código do texto: T721768

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Farick
Belford Roxo - Rio de Janeiro - Brasil, 70 anos
69 textos (14359 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/17 12:55)