Serrinha, Lamarão Plantio de Cajueiro

PLANTIO DE CAJUEIRO

A Embrapa, com sede em Fortaleza, está firmando convênios com a Assessoria Regional Sindical, para intensificar a cultura do caju na região de Serrinha, e serão realizadas várias palestras com a Videoteca Rural da Embrapa, que traz aulas sobre: a produção de mudas de cajueiros, substituição de copas, cultivo do cajueiro e agroindústria do caju.

O Sindicalista Carlos Miranda afirma que temos que buscar alternativas para a nossa região e a CAR está inclusive com o Programa de Usina de Beneficiamento de Castanhas.

A Cajucultura no Nordeste do Brasil é uma fonte geradora de significativos socioeconômicos, está passando, atualmente por uma grande crise que tem como principal causa a baixa produtividade. Com intuito de reverter tal situação o Centro Nacional de Pesquisas d Agroindústria Tropical gerou alternativas tecnológicas destinadas à expansão de área e renovação de pomares adultos de caju comum, cajueiro anão comum precoce enxertado, cajueiro anão precoce de pé-franco e cajueiro comum de porte médio enxertado.

Nesta pesquisa, estudou-se a viabilidade econômica destas tecnologias sob condições de risco. Os resultados demonstraram que o cajueiro anão precoce enxertado apresentou melhor viabilidade econômica e menor risco para o produtor.

(fonte: JORNAL INFORME CIDADE – 23 de agosto a 23 de setembro de 1997 – pág. 12)

Carlos Miranda Lima Filho é uma radialista e sindicalista que luta prio melhores dias para o povo.

www.carlosmirandareporter.blogspot.com

www.pesmarketing.com.br