Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Personalidades Humanas

No auto-conhecimento podemos constatar que a personalidade é temporal, tem começo e fim, é mecânica e veículo de manifestação dos egos. Nascemos sem e vamos adquirindo-a, agregando costumes, hábitos da sociedade, pais etc e depois quando morremos ela continua por um tempo até acabar completamente. Ela vai tomando uma forma mais robusta com o passar dos anos e cada vez mais é difícil mudá-la. Quando gesticulamos, falamos alto, ou andamos com o nariz empinado, quando caminhamos ou falamos em público, as nossas reações, os nossos pensamentos, desejos, emoções etc. Manifesta no mundo inconsciente e do sub-consciente num estado de sono ou semi-sono da consciência. Quando agimos sem nos darmos conta de nós mesmos ela é mais forte. Quando estamos junto com as pessoas que mais ajudaram a formá-la se manifesta mais ativamente, como a nossa família.

Podemos chamá-la também de falsa personalidade porque não tem nada com a nossa parte verdadeira que está ligada ao nosso Real Ser ou a nossa Essência. A personalidade é utilizada também para a manifestação de nossa essência no mundo das relações, porém em menor grau, obviamente porque atuamos basicamente 97% com os egos e apenas em raros 3% no mundo da consciência.

O trabalho do auto-conhecimento consiste em Observar a personalidade e aos poucos compreendendo-a e mudando as suas escolhas desde pequenas coisas como pequenos maus hábitos, pequenos vícios comportamentais sempre relacionados com os valores da alma. Certamente não ocorre de forma simplista, pois primeiro devemos mudar a forma de pensar e sentir ou reacionar etc. Mas com algumas pequenas e básicas mudanças de ordem dos valores mais humanos que anímicos (da alma) já se é notado pelos demais e também servindo de referência para aqueles com quem convivemos. Ao longo de um árduo, decisivo e continuo trabalho interno a personalidade vai se moldando a um novo formato de características superiores, mais sutis, de equilíbrio, de bons hábitos, com valores na direção do que seria o ideal para uma pessoa ser feliz e realizada. Aqueles poucos que alcançam este nível de personalidade, que ainda tem egos porém passivos, ou "sob-controle" têm a opção de seguir um caminho de fato espiritual onde começa um trabalho de reversão total onde se busca a desprogramação da personalidade que agora poderíamos chamá-la de personalidade superior, enfraquecendo-a, tirando sua autonomia, anulando pouco a pouco os seus desejos, condutas mecânicas que dão a personificação da pessoa. Nessa fase é normal até a busca de um novo nome. Isso dará um espaço para a consciência se manifestar até ao ponto que já um mestre, a pura consciência fala através da pessoa, sem a necessidade de nenhum veículo. É a mais pura manifestação Divina no homem. Este já é um auto realizado. Por questões didática inicial, saltamos várias etapas importantes e também procedimentos, técnicas ou ferramentas que somam neste grande trabalho interior.
Resumindo, transformamos a personalidade inferior em superior e depois dissolvemos tudo, restando a própria Essência liberada.

Basicamente podemos classificar a personalidade em 4 grandes grupos. Todos nós temos as características dos 4, porém mais acentuados em alguns conforme o signo e o ascendente, tipo de educação, local etc.

PERSONALIDADES INSTINTIVAS - elemento terra - Capricórnio, Touro e Virgem.
São as pessoas que agem instintivamente, impulsivas, de movimentos bruscos, raciocínios lentos, age primeiro pensa depois. Também têm tendência as pessoas independentes do elemento mas que vivem no campo, longe da cidade ou mesmo aqueles que têm grande atividade física, como atletas, principalmente dos esportes mais violentos ou agressivos. Gosta de brigar. Os dos signos de Áries, Sagitário, Leão, Capricórnio têm também grande tendência por terem influências de seus planetas. Para buscar o equilíbrio estas pessoas devem procurar observar mais a natureza apreciando-a, buscar atividades ligadas as artes e também buscar atividades que necessitem usar o intelecto.

PERSONALIDADES EMOCIONAIS - elemento água - Peixes, Câncer e Escorpião.
São as pessoas que tudo que recebem levam para a emoção primeiro e depois pensam. São sentimentalistas, sensacionalistas, sensíveis... choram... um dia feliz outro triste, altos e baixos... se contraria acha que não é amada mais ou precisa de reconhecimentos para sentir-se amado ou importante ou mesmo alguém. Tendência a sentir-se vítima de tudo. a famosa frase: tudo eu ou só acontece comigo. Gosta de defender os fracos e oprimidos. tomam as dores alheias. Tendência a ser muito sensível, inseguro e indeciso. As pessoas de outros signos como Áries, Virgem, Libra, por seus planetas e outras características também levam uma forte proporção desta personalidade. Aqueles que vivem em meio das artes, da música, teatro, pintura, literatura, poetas também podem manifestar neste grupo. Maior tendência ainda com as mulheres.

PERSONALIDADES INTELECTUAIS - elemento ar - Gêmeos, Libra e Aquário.
São as pessoas racionais, geralmente mais frias diantes da vida, calculam tudo, criticam, medem e comparam o tempo todo. Recebem tudo pela lógica inferior da mente e depois vem a emoção. Dá muito valor a títulos e diplomas. Demonstram o falso equilíbrio fruto da racionalidade. Pode saber como fazer, mas não consegue fazer. Chegam até a pensar se devem amar alguém ou não. Crêem poder controlar tudo, manifestando a auto-suficiência pelo excesso de segurança. Devoram livros e cursos alimentando-se mais ainda da racionalidade inferior. Para buscar um melhor equilíbrio, semelhante a personalidade instintiva deve buscar as artes e atividades mais sensíveis e também buscando exercitar o corpo com atividades onde foquem a força mental na concentração do corpo ou do que ele está fazendo. Gostam de uma discussão. Alguns signos têm grande tendência a este grupo também como Áries, Câncer, Virgem, Peixes e Capricórnio pelos seus planetas e outras características. Maior tendência ainda entre os homens.

PERSONALIDADES MÍSTICAS - elemento fogo - Áries, Leão e Sagitário.
São as pessoas que tem forte a parte tanto emocional como intelectual dando lhes grande astúcia. são grandes atores e podem se moldar facilmente às diversas situações da vida agindo desta ou doutra maneira conforme a conveniência. Ora demonstram o falso equilíbrio causado pela razão, ou quando não são dominantes diante de uma certa situação agem com a característica mais emocional. Sempre ligados a uma força maior, geralmente espiritual, com frases comuns como: foi Deus que quis assim, o destino, não sei porque eu disse isso ou aquilo, algo me disse. Forte tendência a ser como "Pilatos", lavando as mãos colocando a culpa nos demais ou simplesmente transferindo a responsabilidade à divindade de sua conveniência. Também podem pertencer as estas características os signos Câncer, Virgem, Escorpião e Peixes devido seus planetas e algumas características próprias. As pessoas que religiosas, ou que pertencem a associações, agremiações ou grande grupos onde lidam com grande público ou número de pessoas também formam facilmente a personalidade mística.

Focamos as características negativas de cada personalidade, pois é o que prevalece na humanidade atual. Lembrando que nestas mesmas personalidades transitam os místicos devotos que têm grande caridade perante aos demais e maior espiritualidade ou aqueles intelectuais de grande facilidade de assimilação de conhecimentos e de ensinar ou de investigação. Ou aqueles emocionais que tem grande carisma com seus sentimentos superiores podendo atingir de forma penetrante e de coração as pessoas que delas aproximam. Quando na transformação treinamos a personalidade superior, cada vez mais vamos sutilizando-a até transformá-las em dois novos grupos: PERSONALIDADE EMOCIONAL SUPERIOR E PERSONALIDADE INTELECTUAL SUPERIOR.

PERSONALIDADES EMOCIONAIS SUPERIORES e PERSONALIDADES INTELECTUAIS SUPERIORES
Ambas são semelhantes no caminho do meio, da sensatez, sem extremos,
com a diferença que a emocional recebe com a emoção leva ao intelectual e age se for o caso e o intelectual recebe com a razão leva a emoção e age se for o caso.
Ambos pensam com o coração e sentem com a mente.

Durante o trabalho interior podemos ir adquirindo manifestações superiores alterando com as inferiores causando crises internas de incapacidades e derrotismo ou mesmo de negatividade. Também de falsa personalidade superior. Para isso devemos estar atentos e não se imantar a estas tendências equivocadas.

Saulo Leonardo Lalli
Saulo Lalli
Enviado por Saulo Lalli em 06/11/2007
Reeditado em 25/11/2007
Código do texto: T726359

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome e e-mail do autor saulollalli@gmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Saulo Lalli
Campinas - São Paulo - Brasil, 56 anos
76 textos (9799 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/12/17 10:07)
Saulo Lalli