Um soco na boca do estômago!

O tão propagado ufanismo nacional não se encaixa na vergonha ex-posta nessa reportagem.

Temos quatro mecanismos federais de avaliação de ensino: o Saeb, o Enade, o Enem e a Prova Brasil. Quando se divulga um de seus resultados, a má noticia sobre a educação no país são alardeadas em todos os jornais. Mas a ultima pesquisa feita pelo Instituto Ipsos mostrou um dado tão alarmante, que é pra deixar vermelho de vergonha todo cidadão brasileiro.

Foram entrevistadas 1000 pessoas em 70 municípios das nove regiões metropolitanas, onde um mapa-múndi foi aberto e solicitado aos entrevistados que indicassem onde fica o Brasil. Incríveis 50% dos brasileiros não sabem localizar seu país no mapa. Alguns até chutaram as respostas, e os disparates fizeram os pesquisadores corarem de vergonha. 2% dos brasileiros apontaram a Argentina como sendo o Brasil, um percentual um pouco maior acha que o país se localiza na África e outros 29% nem tentaram responder.

Segundo a reportagem essa pesquisa tem efeito de um soco na boca do estômago. Quase 10% dos entrevistados que completaram ou não a faculdade não sabe que o Brasil se localiza na America do Sul, 30% que concluíram o ensino médio (onde se espera que o aluno deva ter estudado pelo menos seis anos vendo geografia) e esse percentual pula para 50% entre os que iniciaram o ensino fundamental. A ignorância de uma informação tão simples equivale em matemática não saber quanto é 2+2.

Essa ignorância aumenta com relação a indicação no mapa de outros países. Só 18% dos brasileiros conseguem identificar no mapa os EUA, apenas 3% localizam corretamente a França e 84% nem desconfiam que a Argentina, alvo das piadas futebolísticas, faz fronteira com o Brasil.

A grande ironia é que os brasileiros acham que os americanos é que são ignorantes em matéria de geografia. Mas uma pesquisa semelhante feita por lá mostra que 86% dos americanos sabem exatamente onde fica seu país, 81% reconhecem o México, 54% a França e 46% a Argentina. Estão dando um banho de sabedoria nos brasileiros.

Essa pesquisa nos mostra a péssima qualidade ou falta de vontade dos professores, a falta de material didático, a falta de incentivo por parte do governo e a instrução familiar no ensino brasileiro.

Pode até parecer em pesquisa de “cultura inútil”, mas a ignorância do mapa-múndi impede que se entendam as relações de poder entre países, comprometendo o aprendizado de historia, política, economia, entre outras disciplinas.

Fonte: Revista Veja - nov./2007