4 de Outubro. Dia de São Francisco

Durante mais da metade de minha vida, vivi às margens do rio São Francisco. Subindo e descendo, a partir do município de Glória, Bahia, onde nasci, passei por Petrolândia, Pernambuco, Propriá, Sergipe, Penedo e Traipu, Alagoas. Assim, posso dizer que sou um autêntico ribeirinho do São Francisco, região em que morei até os 46 anos de idade.

Há pouco mais de dez anos, num passeio pela Itália, passei pela cidade de Assis, onde nasceu São Francisco e onde estão seus restos mortais. Não foi uma visita proposital, mas apenas casual, retornando de Veneza para Roma, cuja ida foi por outro roteiro. Entretanto, a alteração da rota, feita pela empresa de turismo, foi algo que muito me agradou, pois, na condição de sanfranciscano, passar por aquela cidade italiana foi realmente um fato histórico marcante para um sertanejo do Vale do São Francisco.

Posteriormente, tendo morado em cidades das regiões do agreste e litoral alagoano, radicando-me em Maceió, onde me aposentei, os passeios mais frequentes sempre são em cidades ribeirinhas por onde passei, quando não dispenso um passeio de barco pelo Velho Chico, lembrando os velhos tempos em que o meu principal transporte era a canoa.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 04/10/2021
Reeditado em 04/10/2021
Código do texto: T7355988
Classificação de conteúdo: seguro