Cinco estratégias para vencer na vida

Quem é a pessoa que conquistou alguma coisa na vida e pode dizer que foi fácil, que foi dormir numa noite feliz e de manhã cedo acordou com todos os seus sonhos realizados? Isso é muito bonito, mas é impossível na realidade. Infelizmente as lâmpadas mágicas, com seus poderes miraculosos, não passam de ficção, fruto da imaginação humana.

Quando estamos falando de coisas reais tudo funciona de outra forma. Nada é fácil, nada se recebe de mão beijada, nada se obtém sem um desvelado esforço de nossa parte. É preciso arregaçar as mangas e colocar nossas habilidades em prática, ou mesmo desenvolver novas habilidades, porque os desafios estão sempre cada vez mais complexos e exigem de nós níveis maiores de inteligência e capacidades mais avançadas.

Nesses termos, a simples visão do desafio que nos levará a alcançar nossos objetivos pode parecer assustadora, mas pode não ser, dependendo de como nós encararemos cada obstáculo em nosso percurso. Há quem pasme diante do simples vislumbre da dificuldade, não sabendo o que fazer, de mãos atadas permanece sem rumo, sem norte e o que é pior: sem ação. Um problema leva a outro maior, isto é, o não saber o que fazer causa a inércia, a ausência de qualquer ação, seja para acertar ou pelo menos para tentar.

Nesta escalada de nossos sonhos e busca de ideais, creio absolutamente no poder do pensamento positivo aliado a práticas condizentes. Nem só o pensamento, nem só a ação. O pensamento, por mais positivo que seja, morre se não posto em prática; a ação, por sua vez, sem a inteligência do pensamento, pode nos levar a colecionar frustrações ao longo de nossa vida. Desta forma, é preciso casa-los, uni-los com sabedoria, e somente assim será possível colher ao longo da vida os frutos de cada esforço feito.

Não acredito que existam segredos para vencer na vida e conseguir o que se quer, mas acredito que existam estratégias bem elaboradas com o poder de fazer com que nos posicionemos firmemente em face das dificuldades que a busca por nossos sonhos nos impõe a transpô-las. Essas estratégias são, sob meu ponto de vista, são ótimas ferramentas das quais não devemos prescindi-las. Abaixo, deixo algumas dessas estratégias para que você possa analisar e confirmar ou não a sua utilidade. Caso não concorde ou possua outras melhores, parabéns! O importante é não agir sem elas.

Estratégia 1: Não tente agir sozinho.

Você não tem força nem sabedoria para fazer tudo sozinho. Quanto mais cedo você aceitar isso melhor. Você sempre precisará de alguém para te mostrar aquilo que você não consegue ver, te falar aquilo que você precisa ouvir, te levantar quando você cair, de corrigir quando você errar e comemorar contigo quando você vencer. Essa pessoa poderá ser seu pai, mãe, irmãos, amigos, professores enfim quem te possa agregar conhecimento.

Estratégia 2: Encontre pessoas que um dia sonharam o mesmo sonho e aprenda com elas.

Elas já fizeram o percurso, conhecem melhor a estrada e poderão fornecer sábios conselhos. Encontre, de preferência, pessoas que têm histórias de superação, veja o que elas passaram para chegar onde estão. Já disseram certa vez que vemos mais longe quando apoiados sobre os ombros de “gigantes.” Isso é a mais pura verdade.

Estratégia 3: Não tenha medo de pecar por tentar; tenha medo de se arrepender amargamente mais tarde por não ter tentado.

Uma coisa é certa: quem tenta sempre estará mais perto de conseguir do que quem não tenta. Quando você tenta, embora não acerte, você aprende. Quando você se omite a agir cria sobre você mesmo uma atmosfera de negativismo crescente. As leis do universo são a favor de quem tenta: “Quem planta colhe.” Por que não tentar, se é tentando que você entra no terreno das possibilidades? Quem não tenta não sai do lugar. Portanto, faça alguma coisa, nem que seja para errar.

Estratégia 4: Saiba recomeçar.

Recomeçar é sempre muito difícil. Aquele casamento de sete anos que acabou, como superá-lo? Como reconstruir a sua vida depois desse vendaval? Aquele emprego perdido, como viver desempregado num tempo onde o custo de vida é tão elevado? São questões bastante complicadas. Como reagir? Você poderá culpar a sorte, culpar os amigos, culpar a sociedade, a política ou o sistema econômico e trancar-se deprimido em um quarto escuro, entregando-se ao pessimismo e à autocomiseração, mas também pode sacudir a poeira e não se entregar à situação. Quando não fazemos nada por aquilo que em nossa vida vai mal, a tendência é piorar cada vez mais. Quando não nos mexemos em busca de soluções, mais nosso horizonte escurece e menos esperança teremos.

Saiba recomeçar. Não é vergonhoso fazer tudo de novo. vergonha é continuar derrotado para o resto da vida. Tudo o que você perdeu foi você mesmo quem construiu mediante o seu esforço. Tudo bem, você perdeu, mas continua vivo. A vida foi feita para ser dinâmica e não pode parar. Uma vida dinâmica atrai vitórias. Há uma energia poderosa que envolve a nossa vontade de vencer quando aliada à nossa coragem de agir. Essa energia trará de volta toda felicidade que você perdeu, e em dobro. Creia!

Estratégia 5: Tenha fé em Deus.

(Se você for um ateu, tem o meu respeito, mas essa quinta estratégia não é pra você, a menos que você resolva mudar de ideia).

Entretanto, não estou aqui manifestando intenções proselitistas, apenas ressaltando que considero fundamental acreditarmos em um poder maior, que emana de um ser que é puro amor e misericórdia, o qual está sempre influenciando os acontecimentos de nossa vida de acordo com a sua boa vontade.

Deus é bondoso, e seus olhos estão sempre atentos às nossas dificuldades, para nos ajudar em todas elas, basta que para isso possamos acreditar nele. Quem acredita nele age sempre mais seguro, pois sabe que onde a sua força for pequena, a força dele há de se manifestar. Ter fé nele é viver com essa certeza de que ele existe e é recompensador de todos aqueles que se esforçam para alcançar os seus objetivos.

Pires Teixeira
Enviado por Pires Teixeira em 03/11/2021
Código do texto: T7377354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.