Vai casar na Igreja?

Você resolveu casar-se na Igreja Católica? Que decisão maravilhosa! Desde já, louvamos, bendizemos, agradecemos e rezamos a Deus pela família cristã que está prestes a nascer. Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia abençoe e confirme a sua decisão!

Por levar a sério o desejo que você traz no seu coração, damos aqui 10 dicas para que você tenha uma linda celebração do sacramento do matrimônio.

1. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o matrimônio é um Sacramento e que a sua celebração ocorre no interior da igreja. Por se tratar de algo sagrado, é preciso que a parte religiosa seja a primeira coisa a ser pensada, quando você tomar a decisão de se casar. Neste sentido, procure montar com o padre a celebração do seu matrimônio.

2. Não escolha, para a celebração, músicas que não sejam religiosas e, de preferência católicas. A Igreja possui um vasto repertório de músicas para serem executadas neste momento tão importante de sua vida. Deixe as músicas românticas para a festa no salão. Sendo assim, peça sugestões ao padre, à secretária da paróquia ou a alguém que conheça músicas católicas.

3. Devido ao fato da celebração acontecer em um ambiente sagrado, certas coisas devem ser evitadas, por exemplo: pagens com brincadeirinhas que não condizem com a seriedade do momento; demora acentuada na chegada da noiva; entradas mirabolantes de alianças e padrinhos; trajes que não condizem com a decência do local e momento,...

4. Convém dizer que o atraso da noiva é algo deselegante e tedioso. Isso faz com que a celebração perca o brilho e a beleza que lhe são próprios.

5. Um bom casamento deve ser planejado em seus mínimos detalhes. Estes passam pela escolha das músicas, das leituras, das homenagens e da função de cada pessoa.

6. Não queira conhecer o sacerdote que irá assistir a celebração do seu matrimônio somente no dia mais importante da sua vida. Converse antes com o padre. Conte a história do seu amor para ele. Peça-lhe ajuda na montagem da celebração.

7. Não terceirize a preparação religiosa do seu matrimônio. Você é o principal responsável pela celebração deste sacramento.

8. Não confie demasiadamente nas equipes de cerimoniários, pois, muita das vezes, elas estão preparadas para a realização dos festejos, mas não da celebração do sacramento.

9. Por favor, não confunda a igreja com o salão de festas. A igreja exige uma ornamentação própria, trajes coerentes, posturas adequadas. Estas exigências, muita das vezes, não são feitas no salão de festa. Aqui, a criatividade não tem limites. Na igreja, porém, é exigida uma dose de prudência e moderação. Na casa de Deus, não se pode tudo.

10. Por fim, digo: sonhe à vontade, mas nunca se esqueça que o mais importante naquele dia não será a festa e os convidados, pois estes passarão, mas sim, o sacramento que permanecerá até a morte os separe.

Tenha uma bela preparação para o seu matrimônio!

Paz e bem!

Frei Michel da Cruz
Enviado por Frei Michel da Cruz em 19/11/2021
Reeditado em 19/11/2021
Código do texto: T7389429
Classificação de conteúdo: seguro