Esforço incomum

Uma dedicada equipe, liderada pela incomparável Amélia Cazalma – que tivemos a honra de conhecer pessoalmente quando da viagem à Angola, na África –, está construindo uma obra notável no continente africano.

Situada em Viana, nas proximidades de Luanda, capital do país, a Sociedade Espírita Allan Kardec estrutura-se para amplo trabalho social em favor da imensa população carente das proximidades de sua sede. Em sua primeira fase está previsto o início do Centro de Formação Profissional Dr. Agostinho e do Centro Médico, ambos destinados a atender à população local.

Estendendo, porém, sua atuação, com a Casa de Caminho André Luiz, instituição também fornece alimentação à população mais carente e prevê instalação, com o Centro Médico, de um hospital para atendimento geral, desde partos até outros mais complexos atendimentos médicos.

• Muito procurada pela população local, a instituição atende crianças e famílias inteiras. O plantão médico, a distribuição de sopa, o reforço escolar e a evangelização infantil, além das reuniões doutrinárias, fornecem a dimensão da obra. Em área de 422.000 metros quadrados, o projeto total prevê vila residencial, creche, jardim infantil, clube da saudade, área de formação acadêmica, área de formação profissional, área de saúde, área de fruticultura, área do auto financiamento, área desportiva, área administrativa e área de estudos moral / espiritual, sempre visando à promoção humana, ao crescimento intelecto moral e naturalmente ao apoio às famílias, em sua integridade, com ações desenvolvidas desde 1999 e outras desde 2004.

A construção da área total está em sua fase inicial, com projetos prontos de todas as demais áreas planejadas e a dimensão do trabalho já executado (em torno de 10% do total) causa impacto a qualquer visitante. O que tivemos oportunidade de visitar extrapola qualquer expectativa criada ou informada através do verbo ou desse pequeno texto. Só mesmo visitando ao vivo para se alcançar a dimensão do trabalho desses queridos irmãos, voltados com a dedicação que somente espíritos fortes e decididos são capazes de levar adiante, que trabalham para atender um enorme contingente de pessoas atingidas pela fome e pela necessidade de toda ordem.

Não é possível descrever em palavras o que tivemos oportunidade de testemunhar pessoalmente. Cremos que nossas palavras são pobres e inexpressivas para exprimir a real dimensão do que vimos.

Há que se destacar, todavia, a dedicação e o esforço desses irmãos. Inspirados e movidos por fé autêntica, estão lá, a trabalhar. Compromissados com o ideal do bem, confiantes no futuro e com mãos à obra, estão a construir uma obra notável, que muitas vezes não encontramos no Brasil. Demonstram na fé ativa, na coragem da dedicação e na perseverança que não esmorece, o perfil de espíritos que abraçaram o compromisso de algo fazer em prol da humanidade, onde se encontram, e estão levando adiante essa tarefa.

São almas nobres, decididas, como tais, que Deus envia para toda parte. E como há necessidade em todos os países, lá estão eles, também reencarnados na África, mais especificamente em Angola.

Nossos cumprimentos de admiração e respeito.

Qualquer contato com a SEAKA pode ser feito pelo e-mail ameliaccazalma@yahoo.com.br

Orson
Enviado por Orson em 16/11/2007
Código do texto: T739543