Chico Anysio PROFETIZOU? — (link para 1min30s vídeo)

Eu (Tex) gostava e gosto até hoje do cearense Chico Anysio. Não me interessa se ele era artista da TV Globo, até porque ele começou por lá no tempo dos patriarcas da família fundadora dessa empresa de comunicação (não sendo eles bajuladores de comunistas nem caloteiros como os herdeiros). Lembrando também que o aparelho de televisão era ainda o maior avanço da tecnologia do entretenimento de longo alcance. Portanto, a não ser que a pessoa vivesse em Marte, é praticamente arriscar a credibilidade dizer que não assistia à TV nessa época (anos 1970). Lógico que esse artista não agradaria ao gosto de todos os telespectadores, porque “gosto não se discute”.

Continuando este início de abordagem que eu (Tex) fiz acima, também me agradou que ele uma vez deu declaração a uma revista de grande circulação (em papel, claro), que hoje me parece ter sido a revista “Veja” quando essa ainda não trabalhava para os chineses. Ele teve a coragem de afirmar que escolheria os humanos se tivesse que escolher entre esses (nós todos) e as baleias para caírem em extinção, óbvio, bem entendido: se essa escolha fosse inevitável. E falou isso num tempo em que já se espalhavam os “virtuosos” que seriam capazes de afirmar que entre a sobrevivência da própria mãe ou de um filho optariam pela sobrevivência até de uma lagartixa no quintal (para salvar o meio ambiente).

Mas, chamou-me a atenção um vídeo disponibilizado na internet, entre tantos e tantos outros que preservam o trabalho televisivo do Chico Anysio. Neste, o personagem Bento Carneiro (vampiro brasileiro) está vivendo o “drama” de encarar uma seringa enorme de uma determinada vacina. No começo ele está animado, mas a enorme agulha o assusta em seguida.

Como se trata apenas de um vídeo de minuto-e-meio de duração, quem quiser conferir a cena hilária pode aproveitar e copiar/colar o link que deixo logo abaixo (o que significa arrastar o ponteiro do mouse sobre o endereço indicado, até ficar tudo azul ou escurecido e no teclado fazer o famoso ‘CTR C-CTR V’ dele para dentro da barra de endereços do navegador que estiver usando para a internet). Outra opção é entrar direto no Youtube (eu sei que tem gente que odeia a internet que não seja o nosso querido Recanto das Letras) e no painel inicial procurar pelo canal “Videoteca do Jota” (deve ser outro abestado como o Tex Rocketann que gosta do referido humorista). Lá nesse canal (na aba: “vídeos”) dá para encontrar inclusive o Chico cantando junto com a Elis Regina.

Mas, qual a razão do título que dei a este presente texto que ora escrevo? Simples: o Chico Anysio (Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho), ou melhor, o vampiro brasileiro, surpreende ao final fazendo uma alusão à vacina como sendo... da China. E, ainda, ele se teletransporta para lá (para a China)... esforçando-se inclusive para falar como os chineses falariam o português daqui.

É isso. Só isso. Teria sido algo parecido com aquilo que é atribuído ao desenho animado “Os Simpsons” (profecia em forma de comédia)? Não sei. Mas advirto... “côi-dado... ocê aí que ficar falando mal de eu (caubói brasileiro), que eu te picho a seguinte mardição: tomara co’cê sonhe toda noite que tá beijando o Lula da Silva de língua sem conseguir mais soltar”.

:::::::::::::::

Para quem se interessou, segue abaixo o link.

Para quem leu até aqui: obrigado/valeu!

https://www.youtube.com/watch?v=In5SzaP6nYI

:::::::::::::::::::

Da série: “Sério?”