ELOGIO DA LOUCURA E OS MALUCOS BELEZAS DO NOSSO DIA A DIA

 

Erasmo de Roterdã foi um dos mais importantes escritores da literatura e do humanismo renascentista. Dentre suas obras o “Elogio da Loucura” foi considerado uma obra-prima literária. Selecionamos abaixo alguns pequenos trechos e frases de sua obra: “Não nos apeguemos às palavras, pois elas não passam de sons articulados e arbitrários.”

“A pior das loucuras é, sem dúvida, tentar ser sensato em um mundo de loucos.”

“Cada momento da vida seria triste, fastidioso, insípido e aborrecido, se não fosse animado pelo tempero da loucura.”

“Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa de estúpidos.”

Ele dizia que a loucura era uma das virtudes que garantiam a felicidade e, que o atributo da loucura poderia nos trazer coisas mais sinceras. Acredito  que ele deveria estar falando dos chamados “malucos belezas”, talvez, aqueles tão enaltecidos pelo nosso brilhante Raul Seixas. Que Cantarolava assim: Enquanto você se esforça pra ser / Um Sujeito normal e fazer tudo igual / Eu do meu lado aprendendo a ser louco / Um maluco total, na loucura real.

Ou, ainda, num trecho da encantadora música “Charme do Mundo”, interpretada pela, também, charmosa Marina Lima em que ela diz: É um mundo tão novo / Que mundo mais louco / Até mais que eu / É febre, amor / E eu quero mais / Huuuuuum! / Tudo o que eu quero / Sério! / É todo esse mistério....

E agora que tal estas belas frases do bem sobre loucos e loucura: “Há na loucura um prazer que só os loucos conhecem.” (Pensador - John Dryden)

“Tem loucuras que a gente só faz com muita maturidade.” (Cáh Morandi)

“Muitas daquelas que te chamam de louca, sonham em ter a sua coragem.” (Autor desconhecido)

 “Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.” (Isac Newton)

 E para finalizar, concluo: “Quem nunca cometeu uma loucura, nunca terá uma boa história pra contar.”